TRE encerra nesta quarta-feira (4) prazo para tirar, regularizar ou transferir o documento.
Só em Minas Gerais, quase 1,2 milhão de eleitores com o título cancelado ainda não regularizaram a situação. É o que aponta balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atualizado até o dia 30 de abril. Ao todo, são 753,4 mil pessoas que não compareceram à revisão biométrica nos 259 municípios onde o procedimento é obrigatório, além de outros 444,6 mil que não compareceram às urnas nas últimas três eleições e também não justificaram o voto.
O prazo para regularização, alistamento eleitoral e transferência do local de votação ou município do documento termina nesta quarta-feira (4). Quem deixou para a última hora pode fazer todos os serviços oferecidos pelo TRE através da internet, na página Título Net, ou também de forma presencial, nos cartórios eleitorais. Só em Belo Horizonte, são três centrais de atendimento, que funcionam das 8h às 17h. Já nas cidades mineiras, o horário padrão é de 12h às 18h.
Conforme o tribunal, o atendimento online na plataforma possibilita que jovens que completaram 18 anos, cujo voto é obrigatório, ou com idades entre 16 e 17 anos — a participação no pleito é facultativa — possam tirar o título de eleitor. Também é possível regularizar pendências, incluir o nome social e fazer a mudança de endereço ou município. Antes de solicitar a regularização, é necessário verificar se há multas e fazer o pagamento através do PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. A consulta do débito também acontece na página do TRE. Por conta do alto número de acessos, há registros de instabilidade no sistema.
Já com relação aos eleitores que ainda não cadastraram a biometria, o órgão informou que o procedimento segue suspenso por tempo indeterminado em função da pandemia da Covid-19. Por isso, podem votar normalmente no pleito deste ano. Entre janeiro e maio deste ano, 285.181 pessoas tiveram as solicitações processadas pelo TRE. Só no Título Net, o órgão recebeu quase 375 mil requerimentos.
Quem necessita tirar a segunda via do documento, não é necessário buscar atendimento presencial. Segundo a entidade, basta baixar o aplicativo E-Título no celular para ter acesso.
Alistamento eleitoral
Com dados disponíveis de janeiro até o dia 31 de março, o TRE informou que 91.853 jovens de 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor em Minas Gerais. Em relação a dezembro de 2021, o crescimento de novos documentos em março foi de 136% para a faixa etária de 16 anos (26.758, ante 11.297 no fim do ano passado) e 53,3% para quem tem 16 anos (65.095, ante 42.457 no fim do ano passado).
Apesar do crescimento nos últimos meses, o número de jovens com o título de eleitor é menor quando comparado com as eleições de 2018 e 2014. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 1,05 milhão de pessoas de 16 e 17 anos que se cadastraram para votar até o fim de março. Em 2018, eram 1,5 milhão, enquanto no ano de 2014 o índice ficou em 1,8 milhão.
Reta final
Prazo para regularização do título de eleitor termina hoje; saiba como proceder
Atendimento presencial
Todos os serviços eleitorais podem ser realizado online, mas também há atendimento nas unidades do TRE
Horários
Belo Horizonte – 8h às 17h
Centrais de atendimento
- Avenida do Contorno, 7.038 – Lourdes
- Rua Padre Pedro Pinto, 5020 – Mantiqueira
- Rua Alcindo Vieira, 67 – Barreiro
Demais municípios – 12h às 18h (horário padrão, mas que pode variar)
*recomendação é que as pessoas liguem para o cartório eleitoral ou o Disque-Eleitor (148) para conferir o horário
Serviços oferecidos
– alistamento eleitoral (quem já completou 18 anos e ainda não tirou o título ou jovens de 16 e 17 anos que querem votar)
– transferência do local de votação ou do título para outro município
– regularização (quem deixou de votar em algum pleito ou está com o título cancelado)
– atualização de dado cadastral
*com o fim do prazo hoje, os serviços só voltam a ficar disponíveis no dia 8 de novembro
Atendimento online
O que está disponível?
– Alistamento eleitoral
– Transferência
– Revisão do título de eleitor (regularização de pendências e inclusão do nome social)
Onde?
Página do Título Net (www.tre-mg.jus.br/eleitor/atendimento-eletronico-ao-eleitor)
O que deve ser feito?
Após a escolha do serviço, é necessário preencher os dados pessoas da mesma forma que estão no documento de identificação. Atenção ao e-mail e telefone, onde será feito contato caso necessário
Documentos a serem anexados
– Frente e verso do documento de identidade
– Selfie segurado o documento ao lado do rosto, sem acessórios
– Comprovante de endereço
– Certificado de quitação do serviço militar (eleitores que completam 19 anos em 2022)
Biometria
A coleta da biometria segue suspensa por tempo indeterminado por conta da pandemia de Covid-19
*quem está em dia com o título e deseja cadastrar a biometria não deve procurar atendimento neste momento e pode votar normalmente.
O Tempo