Portal de Notícias PJF | Prefeitura anuncia acordo histórico que garante pagamento integral do reajuste do piso do Magistério | PREFEITURA - 28/4/2022

“Uma grande vitória da educação e da cidade”. Assim a prefeita Margarida Salomão destacou o acordo firmado nesta quinta-feira, 28, pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), junto ao Sindicato dos Professores (Sinpro) para pagamento do reajuste do piso nacional do Magistério, de 33,24%. Após 14 reuniões com a representação sindical dos educadores, a proposta que garante a aplicação do índice foi aprovada pela categoria em assembleia. O anúncio foi feito à Administração pela direção do sindicato.

“É histórico porque estamos, de fato, efetivamente, revogando o artigo 9º (da lei nº 13012). Esse acordo que concluímos é, na prática, a revogação do dispositivo. Restauramos a remuneração, recuperando a carreira”, ressaltou a prefeita. “Estamos fazendo isso pela educação. Para se ter um salto na educação, é necessário uma remuneração adequada, creche para todas as crianças e mais horas das crianças nas escolas. Se temos o compromisso de avançar profundamente na educação, isso é uma parte do esforço que temos que fazer”, completou a chefe do Executivo.




O ato simbólico reuniu, além da prefeita e da direção do Sinpro, o deputado estadual, Roberto Cupolillo (Betão), e os titulares das secretarias de Recursos Humanos, Rogério de Freitas; de Educação, Nádia Ribas; de Fazenda, Fernanda Finotti; e de Planejamento do Território e Participação Popular, Martvs Chagas. Os secretários reforçaram a importância da liderança da prefeita durante o processo de negociação com o sindicato, além do trabalho conjunto e contínuo que tem sido realizado para viabilizar o acordo.

O diretor financeiro do Sinpro, Roberto Kalam, explicou o que o Magistério entendeu como uma “grande vitória” da categoria. “Com muita paciência e apoio da categoria, sentamos inúmeras vezes com a Administração e fizemos diversos exercícios, debruçamos sobre os números e fomos discutindo até chegar ao resultado que nos foi apresentado como acordo e, posteriormente, apresentado à categoria, que, de forma unânime, aprovou-o”, destacou.




A proposta contempla a aplicação de 10,06%, referente ao índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) acumulado de janeiro a dezembro de 2021, que já incide no pagamento do mês de abril e o escalonamento do pagamento da diferença para o índice de 33,24% em três parcelas, sendo 7% em setembro, 6,5% em outubro e 6,25% em novembro. A aplicação ocorrerá de forma linear para todo o quadro do Magistério, mantendo os atuais adicionais previstos. Ficou acordado, ainda, um calendário no ano de 2023 para viabilizar a retroatividade a janeiro de 2022 do piso salarial.