Entre outubro de 2021 e março de 2022, Juiz de Fora registrou volume de chuva de 1740,6 mm de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É o período chuvoso mais intenso dos últimos 38 anos, superando a média histórica em quase 30%. Neste intervalo, o município teve dois decretos de emergência reconhecidos pelo Governo Federal em função dos desastres causados pela chuva. Apesar disso, nenhuma pessoa ficou desabrigada em Juiz de Fora e não houve vítimas fatais. 

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, ressalta que as ações preventivas foram fundamentais para minimizar os danos no período chuvoso. “Registramos recorde de volume de chuva e o nosso Plano de Contingência se mostrou efetivo, possibilitando o trabalho integrado e rápido para as ações de resposta. Já o intenso trabalho preventivo, coordenado pela Secretaria de Governo, possibilitou que não tivéssemos vítimas fatais e nem pessoas desabrigadas no município”, afirma. 

Durante todo o período chuvoso 2021/2022, a Defesa Civil atendeu 1.588 ocorrências por todo o município. A região mais afetada pelas chuvas foi a Leste, que concentrou mais de 30% das ocorrências da Defesa Civil. Já a situação mais comum registrada foi relacionada a deslizamento de terra, somando cerca de 35% do total de chamados. Foram realizados 350 atendimentos sociais pela equipe de Serviço Social da Defesa Civil desde outubro de 2021. Além da doação de lonas, cestas básicas, colchões e kits dormitórios, higiene e limpeza, as famílias são direcionadas para a rede assistencial do município. 

Diante das ocorrências registradas pela Defesa Civil e do relatório conjunto elaborado por pastas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a União reconheceu o decreto de emergência do município em função das chuvas de janeiro e, com isso, a PJF busca recursos federais para responder ao desastre e recuperar as áreas afetadas. Já foi realizada, por exemplo, a construção de nova rede de drenagem pluvial em Santa Rita e, na Rua Rosa Sffeir, a obra de demolição dos imóveis que colocavam em risco a população aconteceu em tempo recorde. Também começaram obras de contenção no Parque Serra Verde e já foi apresentado aos moradores do Bairro Industrial o projeto das obras para resolver o problema histórico de alagamentos na região.  

Além disso, o trabalho de prevenção, que foi ampliado desde o começo da gestão, quando a Defesa Civil passou a compor a Secretaria de Governo, não parou. A quantidade de vistorias preventivas realizadas aumentou mais de 500% em comparação com o último período chuvoso. O órgão também deu sequência à formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) com voluntários do bairro Santa Luzia, às vistorias preventivas nas escolas municipais, às capacitações da equipe e ao mapeamento de áreas de risco.

PJF