Minas Gerais ultrapassou a marca de 2,5 milhões de casos confirmados de Covid-19 acumulados ao longo da pandemia, após 15.277 novos registros neste domingo (23), segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em toda a crise sanitária, nunca houve tantos pacientes em acompanhamento quanto agora: cerca de 175 mil casos ainda estão em observação, seja em casa ou hospitalizados. No pico de 2021, entre março e abril, o maior número havia sido aproximadamente 101 mil. 

A marca de 2,5 milhões de infectados foi batida após uma semana com sucessivos recordes — na última quarta-feira (19), 27.683 casos de Covid-19 foram registrados em 24 horas, o maior número desde o início da pandemia. O volume de registros aos domingos costuma ser menor, dada a diminuição do fluxo de atualizações que partem das prefeituras. 




Minas também contabilizou mais 21 registros de óbitos nas últimas 24 horas e o Estado se aproxima de 57 mil mortes por Covid-19. A expectativa do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, é que o pico da onda de infecções causadas pela variante ômicron no Estado chegue no início de fevereiro e haja queda de casos em seguida.

Levantamento do grupo Hermes Pardini com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que a variante é responsável por praticamente todos os casos com teste positivo em Minas e no Brasil




Fonte: O Tempo