Depois de aprovada pela Anvisa ainda em dezembro, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos tem início em Juiz de Fora nesta quinta-feira, 20, nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 11h, e no Espaço Cidade, também das 8h às 11h. Os imunizantes foram entregues na última terça-feira, 18, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS), que encaminhou ao município 2.500 doses pediátricas. 

Nesta quarta-feira, 19, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou a vacinação simbólica, no mesmo dia em que a cidade completou um ano da campanha de imunização contra o coronavírus. Nesses últimos 365 dias, Juiz de Fora aplicou 1.054.402 doses de vacina contra a Covid-19, e atingiu a marca de 80% da população vacinada com ao menos a primeira dose. O Espaço Cidade serviu como cenário desta nova fase. “Esse é um espaço simbólico para  Juiz de Fora. Diversos eventos que marcaram a história da cidade, como manifestações políticas, culturais e sociais, tiveram berço aqui no Paço. Além disso, esse espaço é o coração da cidade”, destacou a secretária Ana Pimentel.

A partir desta quinta-feira, as crianças de 11 anos podem procurar um dos locais para receber a primeira dose contra a Covid-19, bem como as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. A SS pede que, para o ato de vacinação, seja levado uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora, cópia do CPF ou o Cartão SUS (caso a criança não tenha, pode utilizar a certidão de nascimento). Para as crianças com comorbidades, é exigido  um atestado ou laudo médico, original e cópia, que deverá ser apresentado no momento da vacinação. 

Confira o calendário e os locais de vacinação das crianças 

Quinta-feira (20/01) – Todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre janeiro e junho. 

Sexta-feira (21/01) – Todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre julho e dezembro.  

Fique atento 

A manutenção das datas deste calendário dependem da disponibilização das doses do imunizante por parte do Ministério da Saúde (MS). O intervalo entre a primeira e segunda aplicação, inicialmente, será de oito semanas. O pré-cadastro está disponível no site da PJF, assim como a ficha para a vacinação das crianças

Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina Pfizer infantil contra o coronavírus.  Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para ser observado casos de possíveis reações. 

Locais de Vacinação Infantil:

Espaço Cidade – das 8h às 11h

10 UBSs referência – das 8h às 11h e das 13h às 16h

UBS Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Rua Inácio Gama, 813;

UBS Benfica, Rua Guararapes, 106;

UBS Milho Branco, Rua Nicolau Schuery, s/nº

UBS Nossa Senhora Aparecida, Rua Nossa Senhora Aparecida, 775;

UBS Nossa Senhora das Graças, Rua Queluz 72;*

UBS Santa Cecília, Rua Gabriel Rodrigues, nº 900

UBS Santa Luzia, Rua Torreões, s/nº

UBS São Pedro, Rua João Lourenço Kelmer, 1.433;

UBS Progresso, Rua Jorge Knopp, nº 119

UBS Vila Ideal, Avenida Francisco Valadares, 1.910