Os trabalhos de pintura horizontal da sinalização viária na Benjamin Constant para transformar em mão única entre as avenidas Brasil e Francisco Bernardino, no sentido bairro para o Centro, foram concluídos pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) na tarde desta quinta-feira, 9.
Os condutores devem ficar atentos às mudanças de orientação, que agora possui quatro pistas de circulação no trecho, para não cometerem infrações de trânsito e não provocarem acidentes.
O veículo que seguir pelas duas pistas mais à direta da via somente poderão seguir para a Avenida Francisco Bernardino após a passagem de nível. Já os motoristas que estiverem nas duas pistas mais à esquerda, somente têm a opção de seguirem em frente na Rua Benjamin Constant.
Quem for flagrado desrespeitando a sinalização neste caso poderá ser autuado por infração grave, que tem como punição a perda de cinco pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 195,23.
A equipe da SMU também já realizou a remodelação dos semáforos, tanto dos equipamentos, quanto do tempo de abertura e fechamento para a passagem de veículos e pedestres. Se necessário, novos ajustes de tempo serão realizados nos próximos dias.
Complexo do viaduto Helio Fádel Araujo
Com o objetivo de facilitar o tráfego de veículos na região central e eliminar mais um ponto de interferência rodoferroviária da cidade, o Viaduto Helio Fádel Araujo foi inaugurado no último dia 1º. A implantação de mão única da Rua Benjamin cria um sistema binário com o equipamento viário entres as avenidas Francisco Bernardino e Brasil.
O projeto do Viaduto Helio Fádel Araujo faz parte do complexo viário que inclui a ponte Wilson Coury Jabour Júnior; a pavimentação asfáltica das ruas Francisco Bernardino, Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira, Padre Júlio Maria, Leopoldo Schmidt José Calil Ahouagi, e Howian, além do calçadão situado abaixo do viaduto, entre a Rua José Calil Ahouagi e a Rua Leopoldo Schmidt, que contou com um projeto urbanístico de revitalização do espaço e promoção da acessibilidade para os pedestres.
O complexo também abrange a ampliação de calçadas e rampas, além da instalação de piso tátil direcional para garantir o acesso seguro de pessoas com deficiência ao calçadão.
A Rua Floriano Peixoto ganhou mais uma pista de circulação a partir da Rua Hipólito Caron, para agilizar e facilitar o acesso ao viaduto.
Foto: Assessoria/PJF