Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Mais de 60 mil animais são vacinados contra a raiva em Juiz de Fora

JF Informa 9 de dezembro de 2021

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
0810_vacina_antirrabica_arq_174017
-Continua após a publicidade-

Durante as duas etapas da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria de Saúde (PJF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais de 60 mil cães e gatos foram imunizados contra a raiva, tendo o município atingido o patamar de mais de 70% de cobertura vacinal, sem levar em conta as pessoas que levam seus bichinhos para serem vacinados em clínicas veterinárias ou que compram a vacina. Este trabalho do Setor de Zoonoses da SS/PJF tem garantido que Juiz de Fora não tenha casos de raiva em cães e gatos há mais de duas décadas. O último caso registrado aconteceu em 1998.

Na primeira etapa da campanha, realizada em 23 de outubro, mais de 46 mil animais de estimação foram imunizados em 106 pontos de vacinação na zona urbana da cidade. Na segunda etapa, ocorrida no dia 27 de novembro, que foi voltada aos animais que receberam a primeira vacina da vida em outubro, 827 cachorros receberam a dose de reforço, necessária para a imunização completa do animal. No caso dos gatos, foram 414 doses de reforços e 784 que perderam a primeira etapa e receberam a vacina no dia em questão.

O médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, José Geraldo de Castro Júnior, ressalta que, “a vacinação antirrábica animal é a principal maneira de prevenir o aparecimento dessa doença nos seres humanos. Os cães e gatos são os principais transmissores da doença ao homem, sendo assim, com esses animais estando imunizados, consequentemente, a zoonose não chegará ao ser humano”, explica.

-Continua após a publicidade-

Durante a campanha, além da vacinação em pontos estratégicos da cidade, o Setor de Zoonoses entre agosto e setembro realizou a imunização de 7.002 cães e 1.342 gatos na zona rural do município; em ONGs de proteção animal, mediante solicitação ao Setor de Zoonoses; no Canil Municipal, na Praça do Riachuelo, onde também foi feito o cadastramento para solicitação de castração dos bichinhos, entre outro locais. Essa estratégia possibilitou que houvesse uma boa cobertura vacinal.

Apesar de não registrar casos há mais de 30 anos, José Geraldo, reforça a importância da vacinação antirrábica, pois, segundo ele, “é uma doença (Raiva) muito grave, tendo uma letalidade de quase 100%, praticamente todos os casos. A vacinação dos animais é a principal maneira de prevenção à doença”.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Mercado Municipal terá horário estendido a partir de hoje
Next: Prefeitura conclui nova sinalização horizontal na Rua Benjamin Constant

relacionado

Parque Municipal de Juiz de Fora terá programação especial no feriado e fim de semana
  • Juiz de Fora

Parque Municipal de Juiz de Fora terá programação especial no feriado e fim de semana

Davi Dias 30 de abril de 2026
Coleta de lixo em Juiz de Fora - por João Gabriel
  • Juiz de Fora

Demlurb suspende coleta de lixo no feriado e orienta moradores em Juiz de Fora

Davi Dias 30 de abril de 2026
ambulância SAMU
  • Acidente de Trânsito
  • Juiz de Fora

Colisão entre moto e carro deixa jovem ferida no Jóquei Clube I

Davi Dias 30 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d