Os sites do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/) e do ConecteSUS (conectesus.saude.gov.br) saíram do ar após um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10). A Polícia Federal já foi acionada.

Ao tentar a página do ministério, o usuário encontra a seguinte mensagem: “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”. O Portal Covid também foi afetado e se encontra sem possibilidade de acesso.




Usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem sequer entrar no aplicativo.

O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil.




O Lapsus$ Group, que assume a autoria do ataque cibernético, diz que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem no site.

O portal sofreu um “ransomware”, ataque hacker caracterizado pela paralisação dos sistema seguido de um pedido de resgate para liberação. Diante da situação, empresas e agências atingidas devem tomar a difícil decisão sobre pagar ou não os hackers para remover a interrupção.




O ataque aconteceu por volta da 1h da manhã. Cerca de duas horas depois, a mensagem saiu do ar e o site está indisponível para acesso.

Fonte: O Tempo