PJF realiza reunião do Comitê de acompanhamento ao retorno de aulas presenciais

Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta segunda-feira, 12, a primeira reunião do Comitê de Acompanhamento Interinstitucional para o retorno às atividades de ensino presenciais no município de Juiz de Fora.

O encontro que contou com as presenças das Secretárias de Educação, Nádia Ribas, de Saúde, Ana Pimentel, do Secretário Comunicação Pública, Márcio Guerra e do Procurador Geral do Município, Carlos Delage Junqueira, instituídos como participantes do comitê pelo Decreto N.º 14.638 – de 05 de julho de 2021 (https://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/e_atos_vis.php?id=85474), além de outros representantes dessas mesmas pastas.

Inicialmente foram apresentadas as discussões que haviam sido tratadas pelas pastas participantes acerca do retorno de aulas presenciais no município, antes da primeira reunião oficial do comitê. Houve também deliberações sobre as dinâmicas de trabalho que vão constituir as ações do grupo a partir de agora.

A cada reunião será feita uma ata que estará disponível no Portal da PJF por meio do link: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/protocolo_aulas_presenciais.php onde também se encontram o “Protocolo sanitário de retorno às atividades de ensino presenciais” e os dois documentos orientadores para a retomada das aulas presenciais, publicados pela SE nesta segunda, sendo um para a rede como um todo, e outro exclusivo para a Educação Infantil.

Foi informado pelas equipes da SE e da SS que na Rede Municipal de Ensino, 18 das 30 escolas que acusaram não estarem aptas ao retorno presencial, já receberam a visita e orientações da Vigilância Sanitária e podem retornar às atividades assim que forem autorizadas no município. A lista com todas as escolas aptas será enviada pela Vigilância Sanitária a todos do comitê para que sejam dados os devidos encaminhamentos. Lembrando que Juiz de Fora conta hoje com 101 escolas municipais.

Atribuições do Comitê

Por decreto o Comitê terá por atribuições: orientar e monitorar o processo de retorno às aulas presenciais em todas as Instituições Educacionais do município de Juiz de Fora; Estabelecer um sistema que oriente, acompanhe, monitore as dinâmicas e ações definidas pelo Comitê e pelo Grupo de Trabalho da Educação, na retomada de atividades de ensino presenciais; avaliar as ações/medidas implementadas, propondo ajustes nas estratégias frentes aos resultados identificados; Realizar reuniões frequentes para o planejamento, monitoramento e encaminhamento das ações de sua competência.