28/07/2021

Massa Polar se aproxima de Juiz de Fora e deve deixar os dias mais frios

Uma massa polar de forte intensidade já começou a entrar pelo sul e oeste do Brasil neste Domingo, e tomará conta de uma grande extensão do território brasileiro no decorrer dessa semana.

Em nossa região, a frente fria chegará provavelmente durante a manhã de Quarta-feira (30), trazendo aumento de nuvens e pequena possibilidade de chuvas esparsas (mais provável apenas garoas). Esta frente passa muito rápido pela região e por trás dela já entra uma massa polar potente, trazendo uma tarde gelada e com ventos para Juiz de Fora e região. Estima-se que nesse dia a temperatura MÁXIMA não supere os 15°C na maior parte da cidade.

A temperatura cai extraordinariamente rápido com a noite de Quarta-feira, quando a massa polar então toma conta da zona da mata. As temperaturas no começo de Quinta (primeiro de Julho) já deverão ser as menores do ano, com valores entre 7°C e 9°C em JF. O sol aparece à tarde e, apesar disso, as máximas serão baixas mesmo com o sol.

O amanhecer de Sexta (2) poderá ser mais frio, com mínimas entre 6°C e 8°C pela cidade, sendo que nas áreas de vale e baixadas esses valores deverão ser ainda menores.

Com relação a geadas: Nas cidades e vilas mais frias da região, como Bom Jardim / Barbacena / Ibitipoca, a previsão é de geada no amanhecer de Quinta e Sexta. Em JF, não se descarta a ocorrência de geadas fracas e isoladas nos fundos de vale mais frios de bairros como São Pedro e na BR-040. (Com relação a esse assunto, precisaremos de mais atualizações nos próximos dias).

⚠️Essa onda de frio representa riscos de hipotermia para quem não se proteger adequadamente. Atenção: animais abandonados e moradores de rua. Recomenda-se antecipar campanhas de doação de roupas e alimentos até Terça (29), antes da chegada do frio intenso.

Informações de: Windy / Climatempo / INMET / Weatherbells.

Por: Tempo e Clima JF