Pessoas com 85 anos ou mais já podem procurar os pontos de vacinação de Juiz de Fora para receber a Pneumo 20. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia a aplicação nesta terça-feira (6 de outubro). Entretanto, a equipe de saúde avaliará o histórico de cada pessoa antes de indicar a dose. Além disso, idosos acamados poderão solicitar a vacinação em casa.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município oferecem o imunizante a partir das 8h30. Já o Serviço de Atenção à Saúde do Idoso (SASI), na Avenida Presidente Itamar Franco, 796, realiza a vacinação das 10h às 15h.
Pneumo 20 amplia proteção para idosos
A vacina pneumocócica 20-valente conjugada, conhecida como Pneumo 20, protege contra a doença pneumocócica e formas graves, entre elas pneumonia e meningite. Além disso, o imunizante atua contra otite e infecções no sangue.
O Ministério da Saúde incorporou a estratégia para pessoas nessa faixa etária com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortes relacionadas à doença.
Segundo o órgão, as infecções pneumocócicas podem se tornar mais graves com o avanço da idade. Isso ocorre, entre outros fatores, devido ao envelhecimento natural do sistema imunológico, chamado imunossenescência, e à presença mais frequente de comorbidades.
Como consequência, essas condições podem aumentar o risco de evolução desfavorável das infecções respiratórias. Também podem elevar a possibilidade de hospitalização e necessidade de cuidados intensivos.
Histórico de vacinação define aplicação da dose
Para receber o imunizante, a pessoa precisa apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação. Em seguida, a equipe verificará as doses pneumocócicas já recebidas e seguirá as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Quem nunca recebeu vacina pneumocócica poderá tomar uma dose única da Pneumo 20. Por outro lado, quem recebeu uma dose da Pneumo 13 ou da Pneumo 15 deverá respeitar um intervalo mínimo de dois meses antes da aplicação da Pneumo 20.
Já as pessoas que receberam uma dose da Pneumo 23 precisam aguardar pelo menos um ano para receber a Pneumo 20.
No entanto, a estratégia não prevê a Pneumo 20 para quem já tomou duas doses da Pneumo 23. A mesma orientação vale para quem recebeu uma dose da Pneumo 13 ou Pneumo 15 e também uma dose da Pneumo 23.
Idosos acamados podem receber vacina em casa
Pessoas com 85 anos ou mais que estejam acamadas também terão acesso à vacinação domiciliar. Para isso, quem possui uma UBS de referência deve entrar em contato diretamente com a unidade e solicitar o agendamento.
Por sua vez, moradores de áreas descobertas devem fazer o pedido pela Central de Vacinas, por meio do telefone 32 3214-4180.
A Secretaria de Saúde (SS) orienta as pessoas a partir de 85 anos a procurarem as salas de vacinação. Dessa forma, as equipes poderão conferir a situação vacinal e indicar a proteção adequada para cada caso.
Em caso de dúvidas, a Central de Vacinas atende pelo telefone 3214-4180.
