A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Sindicato dos Professores (Sinpro) chegaram a novos encaminhamentos após uma série de reuniões. O cronograma trata de verbas rescisórias, progressões funcionais, adicionais e nomeações para cargos efetivos. Além disso, as definições estabelecem etapas de pagamento entre 2026 e 2027.
Entre as primeiras medidas, a Prefeitura começará a quitar as verbas rescisórias em setembro de 2026. Para isso, o município dividirá os pagamentos em quatro lotes. A ordem seguirá a data dos desligamentos, começando pelos casos mais antigos.
Progressões seguirão calendário mensal
A regularização das progressões funcionais também seguirá um cronograma. Na competência de agosto, a Prefeitura implementará as progressões correspondentes a janeiro e fevereiro.
Depois, em setembro, o município incluirá as progressões referentes a março. Já em outubro, entrará a competência de abril. A partir dessa etapa, a Prefeitura continuará avançando nas competências seguintes de forma progressiva.
Além disso, o calendário definiu os próximos passos para o adicional de 20%. As novas inclusões referentes a junho entrarão na competência de agosto. Enquanto isso, os casos relativos a julho passarão para a competência de setembro.
Valores retroativos terão pagamento dividido
O acordo também contempla profissionais que começaram a receber o adicional a partir de maio e ainda possuem valores retroativos. Nesse caso, a Prefeitura quitará 40% do total devido entre setembro e dezembro de 2026.
Assim, cada uma dessas quatro competências terá uma parcela equivalente a 10% do montante. Depois, o município pagará os 60% restantes nas competências de janeiro e fevereiro de 2027.
Nomeações ficam previstas para janeiro
Outro encaminhamento envolve os cargos efetivos. Conforme o cronograma, a Prefeitura realizará as nomeações em janeiro de 2027.
Além disso, o planejamento coloca essas nomeações antes das novas contratações destinadas ao exercício de 2027. Dessa forma, o calendário estabelece a precedência dos cargos efetivos dentro desse processo.
Por fim, Prefeitura e Sindicato dos Professores voltarão a discutir o andamento dos encaminhamentos em uma nova reunião. O encontro está previsto para segunda-feira (19 de outubro).
