Foto: Reprodução / UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá, entre 20 e 24 de julho, a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Limnologia (CBL). Considerado o maior evento da América Latina voltado ao estudo das águas continentais, o encontro reúne especialistas para discutir pesquisas e desafios ligados aos recursos hídricos.
Nesta edição, o congresso terá como tema “Água: Ciência, Gestão e Política”. Além disso, as inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma on-line do evento.
A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Limnologia. Ao mesmo tempo, conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Programação reunirá pesquisadores e estudantes
Durante os quatro dias de programação, o congresso reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais da área em diferentes atividades acadêmicas. Entre elas estão palestras, mesas-redondas, workshops, painéis e apresentações de trabalhos científicos.
Além disso, embora o foco principal esteja nas águas continentais, o evento também abrirá espaço para debates relacionados à oceanografia, aos manguezais e aos ambientes de água salobra.
De acordo com o professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e integrante da comissão organizadora, Nathan Barros, sediar o congresso representa uma oportunidade importante para a instituição. Segundo ele, o evento permite ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas na universidade. Além disso, possibilita a participação da comunidade acadêmica nas discussões sobre ciência, gestão e políticas relacionadas à água.
Estudo da água é essencial para a sociedade
A limnologia é a área da ciência responsável pelo estudo dos ecossistemas aquáticos continentais. Entre eles estão rios, lagos, reservatórios e áreas alagadas.
Esses ambientes exercem papel essencial em diferentes aspectos. Por exemplo, contribuem para o abastecimento de água, ajudam na manutenção da biodiversidade, participam da regulação do clima e também sustentam diversas atividades econômicas.
Nesse contexto, Nathan Barros afirma que discutir a gestão da água exige integração entre conhecimento científico, planejamento e formulação de políticas públicas. Segundo ele, a água possui múltiplos usos no Brasil e, por isso, a gestão precisa considerar estratégias voltadas à conservação dos mananciais. Dessa forma, a produção de conhecimento científico se torna fundamental para garantir o uso sustentável desse recurso.
Desafios enfrentados pelos ecossistemas aquáticos
Atualmente, os ecossistemas aquáticos enfrentam diferentes pressões. Entre os principais problemas estão a poluição, o assoreamento e o uso inadequado da água.
Esses fatores, conforme destaca o professor, acabam reduzindo a disponibilidade de água potável. Além disso, representam um dos grandes desafios para a sociedade, já que a água é essencial para todas as formas de vida.
Evento busca aproximar ciência e gestão
Nesta edição, uma das propostas do congresso consiste em ampliar o diálogo entre pesquisadores, gestores e representantes do poder público. Por isso, pela primeira vez, as mesas de discussão devem reunir cientistas, representantes governamentais e profissionais ligados à gestão de recursos hídricos.
Segundo a organização, a estratégia busca conectar diferentes setores para discutir os múltiplos usos da água no Brasil e na América do Sul.
O evento já possui inscritos de todos os estados brasileiros. Além disso, conta com participantes de três países da América do Sul. Entre os inscritos também estão representantes da Agência Nacional de Águas, ministérios, empresas privadas e instituições públicas.
A organização ainda estima que cerca de 60% do público seja formado por estudantes de graduação e pós-graduação. Dessa forma, o congresso também pretende ampliar o interesse pelo tema entre cursos universitários que não estão diretamente ligados às ciências ambientais.
Serviço
Data: 20 a 24 de julho de 2026
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Inscrições e submissões de trabalhos:
https://scientia-e.com/sistema/novosis/cbl/2026/novo/index.php
Informações gerais e programação:
https://www.sisgeenco.com.br/eventos/cbl/2026/