Foto: Davi Dias
Juiz de Fora e cidades da região permanecem sob dois avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os comunicados começaram na manhã desta quinta-feira (26 de fevereiro) e seguem válidos até sexta-feira (27 de fevereiro), às 23h59.
O primeiro aviso, classificado como Chuvas Intensas (Perigo), entrou em vigor às 9h10. De acordo com o INMET, a previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, o órgão aponta ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora. Por isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Poucos minutos depois, às 9h23, o INMET publicou um segundo alerta, desta vez classificado como Acumulado de Chuva (Grande Perigo). Nesse caso, a previsão indica chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Consequentemente, o órgão destaca grande risco de alagamentos expressivos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em cidades que possuem áreas vulneráveis.
Diante desse cenário, o INMET orienta a população a desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Além disso, recomenda observar qualquer alteração em encostas e permanecer em local abrigado durante os períodos de instabilidade. Caso ocorra inundação ou situação semelhante, a orientação é proteger objetos pessoais, envolvendo-os em sacos plásticos para evitar danos causados pela água.
Para mais informações ou em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.