Foto: Davi Dias
Juiz de Fora entrou em alerta para chuvas intensas e ventos fortes, segundo avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A cidade segue sob previsão de volumes elevados de chuva e rajadas de vento, com possibilidade de ocorrências como alagamentos, queda de galhos e descargas elétricas, além de risco de corte de energia elétrica.
INMET emite alerta amarelo com previsão de chuva e ventos intensos
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de “Chuvas Intensas” com grau de severidade alerta amarelo (perigo potencial). O comunicado começou na sexta-feira (20 de fevereiro), às 00h01, e segue até sábado (21 de fevereiro), às 23h59.
Nesse intervalo, o INMET indicou chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Apesar disso, o órgão apontou baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Aviso laranja amplia a severidade e eleva os riscos
Além do alerta amarelo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também divulgou um segundo aviso para “Chuvas Intensas”, agora com alerta laranja (perigo). Esse aviso começou na sexta-feira (20 de fevereiro), às 09h09, e permanece válido até sábado (21 de fevereiro), às 23h59.
De acordo com o INMET, o alerta laranja prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, bem como ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Dessa vez, o aviso aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações do INMET para o período de instabilidade
Durante rajadas de vento, o INMET orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, já que existe risco de queda e de descargas elétricas. Além disso, o órgão recomenda que motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, o INMET também indica que as pessoas desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, o órgão orienta contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).