Foto: Divulgação / SAMU-CISDESTE
As equipes do SAMU 192 – CISDESTE salvaram a vida de uma mulher de 67 anos no início da noite desta quarta-feira (18 de fevereiro), no Bairro Esplanada, em Juiz de Fora.
A Unidade de Suporte Básico 01 atendeu a paciente após ela relatar dor torácica. Durante o atendimento, no entanto, o quadro se agravou e a mulher entrou em parada cardiorrespiratória. Imediatamente, a equipe iniciou as manobras de reanimação, seguindo protocolos técnicos de emergência.
Em seguida, a Central acionou a Unidade de Suporte Avançado 01 para reforçar o atendimento. As equipes atuaram de forma integrada por cerca de 30 minutos. Ao final do procedimento, a paciente apresentou Retorno da Circulação Espontânea, o que restabeleceu seus sinais vitais.
Os médicos confirmaram o diagnóstico de infarto. Logo depois, a Regulação Médica garantiu o encaminhamento direto ao centro de referência cardiológica do município, assegurando a continuidade do tratamento dentro da Rede de Urgência e Emergência.
Trabalho integrado
Participaram da ocorrência profissionais da Central de Regulação Médica, da USB 01 e da USA 01. O atendimento reuniu técnicos, enfermeiros, médicos, condutores e acadêmica, que atuaram de forma coordenada desde o primeiro contato até a transferência hospitalar.
De acordo com o SAMU-CISDESTE, a rápida tomada de decisão, a integração entre as equipes e o cumprimento rigoroso dos protocolos foram determinantes para salvar a paciente.