Foto: Divulgação
A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage prorrogou até domingo (22 de fevereiro), as inscrições para o Edital de Ocupação do Teatro Paschoal Carlos Magno. Antes, o prazo terminaria na quarta-feira (18 de fevereiro). No entanto, a fundação decidiu estender o período para permitir que mais artistas e produtores organizem e enviem seus projetos.
O edital vai selecionar propostas artísticas e culturais que vão compor a programação do teatro no primeiro semestre de 2026. As atividades ocorrerão entre abril e julho. Assim, o município reforça o planejamento cultural para o próximo ano.
Diversas linguagens artísticas podem participar
Podem participar pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do exterior. O chamamento contempla projetos de teatro, dança, música, circo, audiovisual, contação de histórias, artes integradas e outras linguagens. Dessa forma, o espaço amplia a diversidade de expressões culturais no palco.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário on-line disponibilizado pela Funalfa. Portanto, os interessados precisam consultar o edital completo para conferir critérios, prazos e documentos exigidos.
Além disso, esta edição incentiva propostas que incluam ações de formação de público, como oficinas, debates e mediações culturais. Nesse sentido, projetos que apresentarem esse formato poderão conquistar condições mais vantajosas na divisão da bilheteria.
Comissão avalia propostas e divulga resultado em março
Uma comissão formada por representantes da Funalfa e da sociedade civil vai avaliar os projetos inscritos. Em seguida, a fundação divulgará o resultado final no início de março.
Com a retomada do edital, a fundação fortalece a política cultural do município. Ao mesmo tempo, amplia a transparência e consolida um modelo de seleção mais democrático e acessível para a ocupação do teatro.