Foto: Divulgação / Prefeitura
O Carnaval JF 2026 segue neste domingo (15 de fevereiro), com cinco blocos espalhados por diferentes regiões de Juiz de Fora. Além disso, os desfiles das agremiações acontecem no Circuito Júlio Guedes, na Avenida Francisco Bernardino. Por isso, a Prefeitura de Juiz de Fora mantém esquema especial de transporte e trânsito ao longo do dia.
A proposta, segundo o Município, é garantir segurança aos foliões e, ao mesmo tempo, organizar o fluxo de veículos. Para isso, agentes de transporte reforçam a fiscalização nas ruas e a Secretaria de Mobilidade Urbana utiliza painéis eletrônicos, além de alertas nos aplicativos Waze e Cittamobi.
Programação deste domingo, 15
A folia começa ao meio-dia com o bloco Ninho do Urubu, das 12h às 18h, na Rua Duarte de Abreu, no bairro Mariano Procópio.
Em seguida, o Lixarte desfila das 13h às 18h, na Rua da Esperança, 490, no Olavo Costa.
Já o Bloco da Garizada ocupa o Circuito Zé Kodak, das 14h às 19h, no trajeto entre o Parque Halfeld e a Praça da Estação. Durante a passagem dos foliões, o trânsito sofre interrupções temporárias nos cruzamentos da Avenida Barão do Rio Branco e da Avenida Presidente Getúlio Vargas com a Rua Halfeld. No entanto, as linhas de ônibus não terão desvios nesse circuito.
À tarde, o Debochadas da Vila sai das 16h às 22h, na Rua Altivo Halfeld, na Vila Ideal.
Por fim, o Bloco Carnavalesco Unidos do Ripi Rapi desfila das 17h30 às 22h, nas vias do entorno da Praça do Ipiranga, no bairro Ipiranga.
Desfiles das agremiações alteram trânsito na Avenida Francisco Bernardino
Além dos blocos, os desfiles das agremiações acontecem no Circuito Júlio Guedes, na Avenida Francisco Bernardino. A via liga as proximidades do Viaduto Roza Cabinda à Praça da Estação, onde fica a Arena Flavinho da Juventude.
A partir das 10h, a Avenida Francisco Bernardino fica fechada no trecho entre a Rua Silva Jardim e o Viaduto Roza Cabinda para posicionamento dos carros alegóricos. Já a partir das 16h, a interdição passa a valer em toda a extensão da via para a realização dos desfiles.
Com isso, as linhas de prefixo 100, 500, 600 e 700 adotam trajeto alternativo pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, Viaduto Augusto Franco, Ponte Antônio Carlos e Avenida Brasil. Dependendo do itinerário, algumas seguem pela Rua Benjamin Constant e Viaduto Roza Cabinda.
Além dessas, mais de 150 linhas do transporte coletivo passam por ajustes temporários a partir das 16h. Entre elas estão as linhas 300, 400, 411, 415, 448, 708, 753 e 758, que utilizam principalmente a Avenida Brasil, a Rua Benjamin Constant e a Avenida Presidente Getúlio Vargas como rotas alternativas.
Diante das mudanças, a orientação é que motoristas busquem caminhos como as avenidas Brasil e Barão do Rio Branco. Além disso, os pontos de ônibus da Avenida Francisco Bernardino serão transferidos temporariamente para outros locais.