Foto: João Gabriel
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) mantém um esquema especial de transporte e trânsito para os circuitos do Carnaval JF 2026 e para a folia em diferentes pontos da cidade. Além dos blocos tradicionais, os próximos dias também incluem os desfiles das agremiações. Por isso, a organização busca garantir a segurança dos foliões e, ao mesmo tempo, manter a fluidez do trânsito. Para assegurar o atendimento do transporte coletivo urbano, a PJF prevê itinerários alternativos durante interdições e desvios.
Desfiles das agremiações no Circuito Júlio Guedes
Os desfiles das agremiações acontecem no Circuito Júlio Guedes, na Avenida Francisco Bernardino, em domingo (15 de fevereiro) e em segunda-feira (16 de fevereiro). Em ambos os dias, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) segue um cronograma de interdições. A partir de 10h, a SMU fecha a Avenida Francisco Bernardino no trecho entre a Rua Silva Jardim e o Viaduto Roza Cabinda para posicionar os carros alegóricos. Assim, as linhas de prefixo 100, 500, 600 e 700 passam a circular por trajeto alternativo: …, Av. Francisco Bernardino, Rua São Sebastião, direita na Av. Presidente Getúlio Vargas, pista lateral da Avenida Barão do Rio Branco e Rua Silva Jardim, retornando ao itinerário na Av. Francisco Bernardino. Depois, a partir de 16h, a SMU fecha a Avenida Francisco Bernardino em toda a extensão para a realização dos desfiles. Com isso, os desvios das linhas de ônibus começam conforme o esquema adotado.
Painéis, aplicativos e agentes no acompanhamento do trânsito
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) segue usando tecnologias para agilizar o compartilhamento de informações com a população. Dessa forma, painéis de mensagens viárias ficam em locais estratégicos e indicam interdições e rotas alternativas. Além disso, os aplicativos Waze e Cittamobi exibem alertas em tempo real para condutores e para usuários do transporte coletivo urbano. Ao mesmo tempo, Agentes de Transporte e Trânsito atuam nas ruas com efetivo reforçado. Assim, eles executam desvios, posicionam sinalizações e organizam o fluxo viário de forma estratégica. Além disso, a equipe acompanha a situação do trânsito pelas câmeras da Central de Monitoramento da SMU.
Programação de blocos no sábado e no domingo
No sábado (14 de fevereiro), o Bloco do Vovô Smurf acontece de 12h a 18h na Rua Gabriel Rodrigues, 150, em Santa Cecília. Em seguida, o Bloco É Huma e Tá ocorre de 16h a 22h na Rua Prudente de Oliveira Sobrinho, em Humaitá. No mesmo horário, o Bloco Bom Gosto sai de 16h a 22h na Rua Alfredo Ferreira Pinto, 2, no Jardim de Alá. Além disso, o Ao1golo também ocorre de 16h a 22h na Rua Belo Horizonte, 240, em São Mateus. Já o Bafo da Onça acontece de 17h a 22h na Rua Francisco Falci até a Rua Augusto Alves, no Grajaú.
No domingo (15 de fevereiro), o Ninho do Urubu acontece de 12h a 18h na Rua Duarte de Abreu, em Mariano Procópio. Depois, o Lixarte ocorre de 13h a 18h na Rua da Esperança, 490, em Olavo Costa. Além disso, o Bloco da Garizada sai de 14h a 19h no Circuito Zé Kodak, do Parque Halfeld até a Praça da Estação. Em seguida, o Debochadas da Vila acontece de 16h a 22h na Rua Altivo Halfeld, na Vila Ideal. Por fim, o Bloco Carnavalesco Unidos do Ripi Rapi ocorre de 17h30 a 22h nas vias do entorno da Praça do Ipiranga, no Ipiranga.
Programação de blocos na segunda e na terça-feira
Na segunda-feira (16 de fevereiro), o Bendito Bloquim acontece de 16h a 22h na Rua Domingos Barbosa Lopes, 6, em Paula Lima. Além disso, o Bloco Vai quem Quer ocorre de 17h a 22h no Circuito Zé Kodak, do Parque Halfeld até a Praça da Estação. No mesmo horário, o Bloco dos Xicleteiros acontece de 17h a 22h na Rua Alberto Guedes, 241, no Jardim Esperança.
Já na terça-feira (17 de fevereiro), o Bloco Me Beija acontece de 16h a 22h no Circuito Júlio Guedes, na Avenida Francisco Bernardino, das proximidades do Viaduto Roza Cabinda até a Praça da Estação. Além disso, o Debochadas da Vila ocorre de 16h a 21h na Rua Altivo Halfeld, na Vila Ideal. Enquanto isso, o Bloco do Lalado acontece de 15h a 21h na Rua Padre Acácio Duarte, no Jardim Esperança.
Mudanças no trânsito e nos pontos de ônibus no Circuito Júlio Guedes
O Circuito Júlio Guedes ocupa a Avenida Francisco Bernardino, com blocos saindo das proximidades do Viaduto Roza Cabinda e seguindo até a Praça da Estação, local da Arena Flavinho da Juventude. Por isso, durante os blocos, a avenida tem o trânsito interrompido e os acessos à via também ficam fechados. Assim, a orientação é buscar rotas alternativas, como as Avenidas Brasil e Barão do Rio Branco. Além disso, os pontos de ônibus da via serão transferidos temporariamente para outros locais.
Itinerários com desvios a partir de 16h nos dias de desfile
Mais de 150 linhas terão desvios a partir de 16h nos dois dias de desfile. As linhas 100, 500, 600 e 700, no sentido Centro/Bairro, seguem por …, Av. Presidente Getúlio Vargas, Viaduto Augusto Franco, Ponte Antônio Carlos e Av. Brasil (margem esquerda). Além disso, as linhas que têm como itinerário a Av. dos Andradas entram na Rua Benjamim Constant e no Viaduto Roza Cabinda. Já as demais seguem pela Av. Brasil.
As linhas 708, 753 e 758, no sentido Bairro/Centro, seguem pela Av. Brasil, Rua Benjamin Constant, Viaduto Roza Cabinda, Rua Jarbas de Lery Santos e Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final). No sentido Centro/Bairro, elas saem da Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final), passam pelo Viaduto Augusto Franco, seguem pela Av. Brasil (margem direita), atravessam a Ponte Nelson Silva e retornam à Av. Brasil (margem esquerda), …
As linhas 300 (região sudeste), no sentido Bairro/Centro, seguem por …, Rua Osório de Almeida, Viaduto Eng. Renato José Abramo (antigo campo do Tupinambás), Av. Brasil (margem esquerda), Rua Benjamin Constant, Rua Jarbas de Lery Santos e Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final). No sentido Centro/Bairro, elas partem da Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final).
As linhas 400 (região sudeste), no sentido Bairro/Centro, seguem por …, Av. Brasil (margem esquerda), Rua Benjamin Constant, Rua Jarbas de Lery Santos e Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final). Já no sentido Centro/Bairro, elas saem da Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final).
As linhas 411, 415 e 448, no sentido Bairro/Centro, seguem por …, Rua Benjamim Constant, Viaduto Roza Cabinda, Rua Jarbas de Lery Santos e Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final). No sentido Centro/Bairro, elas saem da Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final), passam pelo Viaduto Augusto Franco, seguem pela Av. Brasil (margem direita), atravessam a Ponte Nelson Silva e retornam à Av. Brasil (margem esquerda), …
Já as linhas 400 (região leste) seguem sem alterações no sentido Bairro/Centro. No entanto, no sentido Centro/Bairro, elas saem da Av. Presidente Getúlio Vargas (ponto final), passam pelo Viaduto Augusto Franco, seguem pela Av. Brasil (margem direita), atravessam a Ponte Nelson Silva e retornam à Av. Brasil (margem esquerda), …
Circuito Zé Kodak com interrupções pontuais
No Circuito Zé Kodak, o trânsito será interrompido temporariamente durante a passagem dos blocos pelos cruzamentos das Avenidas Barão do Rio Branco e Presidente Getúlio Vargas com a Rua Halfeld. Além disso, a parte baixa da Rua Halfeld e a Rua Doutor Paulo de Frontin ficarão fechadas durante o deslocamento dos foliões. Ainda assim, não haverá desvios de linhas de ônibus durante os blocos deste circuito.