Foto: João Gabriel
O Carnaval vai alterar o funcionamento de diversos serviços em Juiz de Fora nos próximos dias. Comércio de rua, agências bancárias, Correios, órgãos municipais e equipamentos culturais terão atendimento diferenciado até a Quarta-feira de Cinzas, dia 18.
A seguir, confira o que abre e o que fecha na cidade.
💰 Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos, as agências não terão atendimento presencial na segunda-feira (16 de fevereiro) e na terça-feira (17 de fevereiro). Além disso, as compensações bancárias, incluindo TED, não serão efetivadas nesses dias.
Por outro lado, o PIX funcionará normalmente, já que opera 24 horas por dia, inclusive em feriados.
O atendimento será retomado na quarta-feira (18 de fevereiro), a partir das 12h, com encerramento no horário habitual de fechamento das agências.
✉ Correios
As agências dos Correios também não funcionarão na segunda (16 de fevereiro) e na terça-feira (17 de fevereiro). O expediente será retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h.
🛍 Comércio
De acordo com o Sindcomércio-JF, o comércio terá o seguinte funcionamento:
- Segunda-feira: lojas autorizadas a abrir das 8h às 12h
- Terça-feira: sem funcionamento, devido ao Dia do Comerciário
- Quarta-feira: atendimento das 12h às 18h
🩸 Hemominas
O Hemocentro de Juiz de Fora funcionará em horário especial:
- Segunda-feira (16 de fevereiro): das 7h às 12h
- Terça-feira (17 de fevereiro): fechado
- Quarta-feira (18 de fevereiro): atendimento normal, das 7h às 18h
🏦 Serviços da Prefeitura
A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou como será o funcionamento dos serviços públicos municipais.
Demlurb
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana atuará da seguinte forma:
- Sábado (14 de fevereiro): coleta domiciliar e seletiva normal
- Domingo (15 de fevereiro): sem coleta
- Segunda (16 de fevereiro): coleta normal e ecopontos funcionando
- Terça (17 de fevereiro): sem coleta e ecopontos fechados
- Quarta (18 de fevereiro): coleta normal e ecopontos funcionando
Além disso, equipes de plantão atuarão diariamente em caso de chuvas.
Cesama
A Cesama trabalhará em regime de plantão entre sábado (14 de fevereiro) e quarta-feira (18 de fevereiro). Solicitações podem ser feitas pelos telefones 115 ou 0800 115 3232.
Defesa Civil
A Defesa Civil manterá atendimento 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados, pelo telefone 199.
Agentes de Transporte e Trânsito
Os agentes reforçarão o monitoramento e a fiscalização viária durante os eventos de Carnaval. O atendimento ocorre pelo telefone (32) 2104-7400.
🚌 Ônibus: atenção para a cobrança da tarifa
A programação dos ônibus será:
- Sábado (14 de fevereiro): horários de sábado
- Domingo (15 de fevereiro): horários de domingo, com gratuidade
- Segunda (16 de fevereiro): horários de sábado
- Terça (17 de fevereiro): horários de domingo
- Quarta (18 de fevereiro): horários de dias úteis
Em Juiz de Fora, a passagem não é cobrada aos domingos e feriados nacionais. No entanto, como o Carnaval é considerado ponto facultativo e não feriado nacional, a tarifa será cobrada normalmente na segunda e na terça-feira. A única exceção será o domingo, quando permanece a gratuidade.
Casa da Mulher
Haverá plantão entre sexta-feira (13 de fevereiro) e terça-feira (17 de fevereiro), das 13h às 19h. Já na quarta-feira (18 de fevereiro), o espaço permanecerá fechado.
Conselhos Tutelares
Os Conselhos funcionarão em regime de plantão pelos telefones:
- Norte/Nordeste: 98429-4740
- Norte: 98506-2939
- Centro/Sudeste: 98838-3193
- Sul/Oeste: 98431-4793
- Leste: 98463-0980
O atendimento normal será retomado na quinta-feira (19 de fevereiro).
Assistência Social
Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social, os Centros de Referência em Assistência Social e o Centro Pop ficarão fechados até quarta-feira (18 de fevereiro), com retorno na quinta (19 de fevereiro).
Por outro lado, as Casas de Acolhimento, Casas de Passagem, Nupop e equipes de Abordagem Social funcionarão normalmente.
Os Restaurantes Populares atenderão exclusivamente o público da Assistência Social entre os dias 14 e 18. O atendimento ao público geral retorna na quinta-feira (19 de fevereiro).
Guarda Municipal
A Guarda Municipal manterá rotina normal, com funcionamento 24 horas do Centro de Monitoramento e Operações e atendimento pelo telefone 153. As equipes realizarão rondas preventivas em parques, praças, no Mercado Municipal e no Terminal Rodoviário Miguel Mansur.
Além disso, haverá empenho especial no sábado para apoio à Banda Daki e no domingo e na segunda-feira durante os desfiles das escolas de samba.
Secretaria de Saúde
Os serviços de urgência e emergência funcionarão 24 horas durante todo o período:
- UPAs
- Pronto Atendimento Nordeste
- Pronto Atendimento Infantil
- Regional Leste
- Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira
- Central de Regulação de Vagas Hospitalares
- CAPS AD e CAPS Casa Viva
As Unidades Básicas de Saúde encerrarão as atividades no sábado (14 de fevereiro) e retornarão na quinta-feira (19 de fevereiro).
Já os seguintes serviços param na sexta-feira (13 de fevereiro) e retomam na quinta (19 de fevereiro):
- CAPSi
- CAPS Leste
- CASM
- Centro de Convivência Recriar
- Centro de Especialidades Norte
- Centros de Especialidades Odontológicas
- Farmácia Central
- PAM Marechal
- Departamento de Gestão de Demandas Especiais
- Departamento de Saúde Mental
- Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente
- Serviço de Atenção à Saúde do Idoso
Parques e Museus
- Parque Municipal: aberto de sábado a terça, das 8h às 17h, com entrada até 16h. Fecha na quarta-feira.
- Parque da Lajinha: aberto de sábado a terça, das 8h às 17h, com última entrada às 16h30. Fecha na quarta.
O Museu Mariano Procópio funcionará de sexta (13 de fevereiro) a domingo (15 de fevereiro), com prédios abertos das 9h às 16h e parque das 8h às 17h. Não haverá expediente entre 16 e 18, com retorno na quinta (19 de fevereiro).
O Museu Ferroviário de Juiz de Fora ficará fechado de 14 a 18 de fevereiro.
O Teatro Paschoal Carlos Magno permanecerá fechado de 14 a 18.
O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas ficará fechado de 14 a 18, salvo ensaios programados. O espaço apoiará a equipe da Funalfa com banheiros e água mineral.
O MC AICE ficará fechado de 14 a 18. O anfiteatro será usado na terça-feira (17 de fevereiro) para apuração dos desfiles das escolas de samba.
Dnar Rocha ficará fechado de 14 a 18.
O CenPre funcionará apenas no sábado (14 de fevereiro), das 9h às 15h.
A Praça CEU ficará fechada de sábado até quarta-feira, com retorno na quinta (19 de fevereiro). O espaço também permanecerá fechado entre segunda (16 de fevereiro) e quarta (18 de fevereiro).
Outros serviços
O Procon não funcionará durante o período.
As unidades do DIGA também não abrirão no feriado.
As Ouvidorias Municipais não funcionarão de 16 a 18 de fevereiro. No entanto, a população poderá registrar manifestações e pedidos de acesso à informação pelo site da Prefeitura.