Foto: Welison Oliveira
A chuva segue sem dar trégua em Juiz de Fora e em cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes após um fim de semana marcado por instabilidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas ao longo dos próximos dias.
Além disso, o Inmet renovou o alerta de perigo para chuvas intensas até 23h59 desta segunda-feira (09 de fevereiro) em toda a região. O órgão prevê volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos também podem ganhar força e atingir até 100 quilômetros por hora.
Em Juiz de Fora, as temperaturas devem variar entre 18 °C e 28 °C. Já em Ubá, os termômetros podem chegar a 32 °C, o maior registro previsto entre as cidades monitoradas.
ZCAS mantém tempo instável
De acordo com o Inmet, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) explica os dias consecutivos de chuva. O sistema, típico do verão, canaliza a umidade da Região Norte para o Sudeste e mantém o tempo instável.
A ZCAS forma uma extensa faixa de nuvens que se estende do Norte ao Sudeste do país. Por isso, provoca acumulados expressivos de chuva e reduz os períodos de estabilidade. A tendência é de melhora gradual apenas a partir de quinta-feira (12 de fevereiro).