Foto: Divulgação
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou cinco editais para a contratação de professores substitutos em diferentes unidades acadêmicas do campus Juiz de Fora. Dessa forma, a instituição amplia as oportunidades para profissionais de diversas áreas do conhecimento. Além disso, as seleções atendem institutos e faculdades estratégicas da universidade.
Ao todo, os processos seletivos oferecem cinco vagas, com regimes de trabalho de 20 ou 40 horas semanais. Além disso, a UFJF realizará as avaliações por meio de prova escrita dissertativa, prova didática e análise de títulos, garantindo, assim, critérios objetivos de seleção.
Ciência da Computação oferece vaga em Sistemas de Informação
Por um lado, o edital nº 6/2026 disponibiliza uma vaga para o Departamento de Ciência da Computação, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas. Nesse caso, a área de conhecimento é Sistemas de Informação.
Para concorrer, o candidato precisa ter graduação em cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software ou áreas afins. Além disso, o edital exige mestrado na área de Ciência da Computação, conforme a classificação da Capes. O regime de trabalho será de 20 horas semanais.
As inscrições ocorrem exclusivamente de forma on-line, entre os dias 4 e 13 de fevereiro de 2026, pelo site de concursos da UFJF.
O edital nº 6/2026 está disponível aqui.
Zoologia seleciona professor para Protozoologia e Malacologia
Enquanto isso, o edital nº 7/2026 oferece uma vaga para o Departamento de Zoologia, do Instituto de Ciências Biológicas. A seleção contempla a área de Protozoologia e Malacologia.
Podem participar candidatos com graduação em Ciências Biológicas, Ecologia ou Oceanografia. Além disso, é necessário possuir mestrado nas subáreas de Zoologia, Ecologia ou Oceanografia, dentro da área de avaliação Biodiversidade. Nesse caso, o regime de trabalho será de 40 horas semanais.
As inscrições seguem abertas de forma on-line entre os dias 5 e 12 de fevereiro.
O edital nº 7/2026 está disponível aqui.
Faculdade de Medicina abre vaga em Saúde Coletiva
Além dessas oportunidades, o edital nº 8/2026 prevê uma vaga para o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina. A área de conhecimento envolve Epidemiologia e métodos de análise de dados em estudos epidemiológicos.
Podem concorrer candidatos com graduação em diferentes cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, entre outros. Além disso, o edital exige mestrado na área de Saúde Coletiva, conforme a Capes. O regime de trabalho será de 40 horas semanais.
As inscrições acontecem de forma on-line entre os dias 4 e 12 de fevereiro.
O edital nº 8/2026 está disponível aqui.
Comunicação Social seleciona professor para áreas teóricas
Na área de Comunicação, o edital nº 9/2026 oferece uma vaga para o Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos, da Faculdade de Comunicação Social. A seleção contempla áreas como Teoria da Comunicação, Cultura e Arte, Pesquisa em Comunicação e Expressão Escrita e Visual.
Para participar, o candidato deve possuir graduação e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas ou Linguística, Letras e Artes. O regime de trabalho será de 20 horas semanais.
As inscrições ocorrem exclusivamente on-line, entre os dias 9 e 13 de fevereiro.
O edital nº 9/2026 está disponível aqui.
Faculdade de Farmácia oferece vaga em Toxicologia
Por fim, o edital nº 10/2026 disponibiliza uma vaga para o Departamento de Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia. A área de conhecimento é Toxicologia Geral e Biotecnologia e Metodologia Científica.
Para concorrer, o candidato precisa ter graduação em Farmácia e doutorado em áreas como Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias ou Interdisciplinar. O regime de trabalho será de 20 horas semanais.
As inscrições acontecem de forma on-line, entre os dias 9 e 13 de fevereiro.
O edital nº 10/2026 está disponível aqui.