Foto: João Gabriel
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata. O aviso começa às 0h desta quinta-feira (05 de fevereiro), e segue até 0h de sexta-feira (06 de fevereiro). Segundo o órgão, o cenário representa perigo potencial e exige atenção da população.
De acordo com o INMET, o alerta amarelo corresponde ao primeiro nível de severidade. Acima dele, aparecem os níveis laranja, que indicam perigo, e vermelho, que apontam grande perigo. Ainda assim, mesmo no nível inicial, o instituto recomenda cuidados, principalmente em áreas mais suscetíveis a alagamentos.
Chuva intensa e ventos fortes exigem atenção
Conforme a previsão, o volume de chuva pode chegar a 30 milímetros por hora. Além disso, os ventos podem alcançar até 60 quilômetros por hora. Por causa dessas condições, o alerta indica risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Dessa forma, o INMET orienta que moradores evitem áreas alagadas, não se abriguem sob árvores durante tempestades e redobrem os cuidados ao circular por vias urbanas, especialmente em períodos de chuva intensa.
Diversas cidades da Zona da Mata estão sob alerta
Além de Juiz de Fora, o alerta amarelo inclui dezenas de municípios da Zona da Mata e do entorno. Entre eles estão Ubá, Muriaé, Viçosa, Cataguases, Leopoldina, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Manhuaçu, Ponte Nova, Visconde do Rio Branco, Rio Pomba, Além Paraíba, Lima Duarte, Matias Barbosa, Bicas e outras cidades da região.
O INMET divulga a lista completa dos municípios afetados em seus canais oficiais.
O que fazer em caso de emergência
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Já em ocorrências que exijam resgate ou combate a incêndios, o contato com o Corpo de Bombeiros deve ser feito pelo número 193. Caso ocorram problemas no fornecimento de energia elétrica, a Cemig orienta que os consumidores liguem para o telefone 116.