Foto: Divulgação / Prefeitura
Em clima de Carnaval e acompanhando o ritmo dos blocos que movimentam a cidade, o projeto Caminhando pela História promove, neste sábado (7 de fevereiro), uma edição especial com visita guiada gratuita à quadra da Escola de Samba Real Grandeza. A ação integra a programação da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora.
Encontro acontece no bairro Costa Carvalho
O ponto de encontro será às 14h30, na entrada da quadra da escola, localizada na Avenida Brasil, número 1.220, esquina com a Rua Carlos Otto, no bairro Costa Carvalho, próximo à Regional Leste.
Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis por meio da plataforma Sympla.
Roteiro apresenta história, apresentações e fantasias
Durante a visita, os participantes irão conhecer a trajetória da Real Grandeza, além de acompanhar um roteiro temático com duração aproximada de uma hora e meia. Ao longo da atividade, o público assistirá à apresentação da bateria, do mestre-sala e da porta-bandeira.
Além disso, haverá exposição de algumas fantasias que estarão no desfile oficial deste ano, que acontecerá na Avenida Francisco Bernardino.
Também será apresentado o samba-enredo que será cantado no desfile deste Carnaval.
Escola soma títulos e enredos marcantes
Fundada em 1974, a Real Grandeza acumula 11 títulos do Carnaval de Juiz de Fora. O primeiro veio em 1979, no grupo de acesso. Já o primeiro campeonato no grupo A ocorreu em 1981.
Mais recentemente, a escola conquistou o bicampeonato em 2022 e 2023, além de alcançar o vice-campeonato em 2024.
Ao longo da história, a agremiação apresentou enredos como “O Circo”, em 1974, e “Flicts”, em 1980, inspirado na obra de Ziraldo, que acompanhou o desfile na Avenida Rio Branco. Em 2002, a escola também homenageou o ex-presidente da República Itamar Franco.
Projeto incentiva turismo cultural
O Caminhando pela História tem como objetivo valorizar os atrativos culturais, históricos e turísticos de Juiz de Fora. Por meio de visitas mediadas e ações educativas, o projeto busca incentivar o turismo local e ampliar o contato do público com a história da cidade.