Foto: Divulgação / Cesama
A Companhia de Saneamento Municipal realiza, neste sábado (31 de janeiro), um mutirão de atendimento no bairro Granjas Triunfo, em Juiz de Fora. A ação ocorre das 9h às 13h, na Rua Professor Crisóstomos Ferreira, número 111.
O objetivo é cadastrar imóveis que farão a primeira ligação de água. Além disso, a iniciativa busca facilitar o acesso ao serviço, regularizar as ligações e ampliar o abastecimento de forma segura e legalizada.
Moradores poderão solicitar ligação e Tarifa Social
Durante o mutirão, os moradores poderão solicitar a ligação de água mediante apresentação de documentos pessoais. Também será possível comprovar a posse ou a propriedade do imóvel.
Além disso, a Cesama permitirá a solicitação da Tarifa Social. Para isso, o morador deve apresentar o Cadastro Único atualizado.
Documentos variam conforme a situação do imóvel
Para imóveis com documentação, a Cesama exige contrato de compra e venda, escritura, registro do imóvel, IPTU 2025 ou contrato com a Caixa Econômica Federal. Também é necessário apresentar documento de identidade e CPF.
Por outro lado, moradores sem documentação do imóvel poderão apresentar uma conta de energia elétrica atual ou com emissão superior a dois anos. Além disso, devem levar declaração de dois vizinhos que confirmem a residência no local há mais de dois anos, conforme a Lei Municipal nº 11.042/2005, além do CadÚnico atualizado.
Redes de água vão reduzir uso de caminhões-pipa
Segundo o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Vinicius Azevedo Heckert, a implantação das redes de abastecimento no bairro vai reduzir gradualmente o envio de caminhões-pipa.
Até então, parte da população dependia desse tipo de abastecimento por não possuir poço próprio. No entanto, a Cesama reforça que os caminhões-pipa devem atender, prioritariamente, situações emergenciais de desabastecimento em diferentes regiões da cidade.
Regularização garante mais qualidade de vida
Com as redes implantadas e as ligações regularizadas, os moradores passam a contar com abastecimento contínuo e seguro. Além disso, o serviço traz mais autonomia, comodidade e valorização dos imóveis.
Para a companhia, o avanço representa uma melhoria direta na qualidade de vida da população do bairro.
Atendimento pode ser agendado após o mutirão
Os moradores que não conseguirem participar do mutirão poderão agendar atendimento presencial. O contato pode ser feito pelos telefones 115 ou 0800 115 3232.
Conforme a Resolução Arisb MG nº 185, de 2022, cabe ao usuário solicitar o serviço em até 30 dias após o mutirão. Além disso, o morador deve providenciar as adequações internas necessárias.
Taxa de ligação será gratuita em casos específicos
A Cesama informou que não cobrará taxa de ligação de água para residências habitadas e unifamiliares. No entanto, a cobrança poderá ocorrer em imóveis comerciais, industriais, públicos, multifamiliares ou não habitados.
Nesses casos, o valor varia conforme a pavimentação da via e o diâmetro da ligação onde o imóvel está localizado.