Foto: João Gabriel
O Carnaval 2026 já começou em Juiz de Fora, e a Prefeitura organizou um esquema especial de ônibus e trânsito para os dias de folia. A ação tem como foco garantir a segurança dos foliões e, ao mesmo tempo, manter a fluidez do tráfego em diferentes regiões da cidade.
Para assegurar o funcionamento do transporte coletivo urbano, a administração municipal definiu itinerários alternativos para diversas linhas de ônibus. Além disso, o planejamento prevê interdições temporárias em vias onde ocorrerão desfiles de blocos.
Tecnologia e monitoramento em tempo real
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) vai utilizar recursos tecnológicos para agilizar a comunicação com a população. Para isso, painéis de mensagens viárias serão posicionados em pontos estratégicos, informando interdições e rotas alternativas.
Além disso, os aplicativos Waze e Cittamobi vão exibir alertas em tempo real para motoristas e usuários do transporte coletivo. Dessa forma, a Prefeitura busca facilitar o deslocamento durante o período carnavalesco.
Agentes reforçam atuação nas ruas
Durante o Carnaval, Agentes de Transporte e Trânsito atuarão com efetivo reforçado em toda a cidade. Eles serão responsáveis por executar os desvios, posicionar a sinalização necessária e organizar o fluxo viário.
Ao mesmo tempo, a equipe da SMU acompanhará a situação do trânsito por meio das câmeras da Central de Monitoramento, o que permitirá ajustes rápidos sempre que necessário.
Blocos provocam interdições a partir de sábado
A partir deste sábado, 31 de janeiro, começam os desfiles de blocos com fechamentos temporários de vias públicas. Assim como no ano passado, a região central contará com dois circuitos principais: o Circuito Júlio Guedes e o Circuito Zé Kodak.
Confira os cortejos programados entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro:
31 de janeiro (sábado)
- Concentra Mas Não Sai – 13h às 19h
Vias do entorno da Praça Armando Toschi Ministrinho, Jardim Glória - Djavanear – 15h às 18h
Circuito Júlio Guedes (Av. Francisco Bernardino, do Viaduto Roza Cabinda até a Praça da Estação) - 360 nas Alturas – 16h às 22h
Estrada Engenheiro Gentil Forn (acesso ao Morro do Cristo) - Bloco da Papel – 16h às 22h
Rua José Manoel Ribeiro, 200, Aeroporto - Bloco Afro Ilú Axé Muvuka – 18h às 21h
Circuito Júlio Guedes
1º de fevereiro (domingo)
- Bloco das Cores – 16h às 22h
Circuito Júlio Guedes - Bloco do Coveiro – 12h às 18h
Rua Jesus de Oliveira, 159, Vitorino Braga
2 de fevereiro (segunda-feira)
- Bloco das Charmosas – 18h às 22h
Circuito Zé Kodak (Parque Halfeld até a Praça da Estação)
3 de fevereiro (terça-feira)
- Unidos Pela Vida – 9h30 às 11h30
Circuito Zé Kodak (até a Praça João Pessoa – Cine Theatro Central)
5 de fevereiro (quinta-feira)
- Filhas da Luta – 18h às 22h
Circuito Zé Kodak
6 de fevereiro (sexta-feira)
- Bloco do Servidor – 17h às 21h
Circuito Zé Kodak - Bloco Irmãos Metralha – 18h às 22h
Circuito Zé Kodak - Bloco da Culture JF – 16h às 22h
Rua José Calil Ahouagi até a rotatória do Viaduto Hélio Fadel
7 de fevereiro (sábado)
- Tributo da Aesbloc ao Calçadão – 10h às 13h
Circuito Zé Kodak - Ingoma – 16h às 22h
Circuito Zé Kodak - Resenha Bar – 16h às 22h
Rua Professor Valquírio Seixas de Faria, 560, Esplanada - Associação Recreativa Carnavalesca “Se Fiz Não Lembro” – 14h às 20h
Avenida Sete de Setembro, 1574, Centro - Meu Concreto Tá Armado – 13h às 19h
Praça Jarbas de Lery, ruas Dr. Romualdo, São Mateus, Padre Café e Manoel Bernardino - E o Puf Puf? Nada! – 16h às 22h
Rua Deputado Arlindo Leite, 165, Progresso - Bloco Ninguém Vai – 16h às 21h
Rua Afonso Barra, 520, Araújo - Só Love – 11h às 19h
Rua Dom Viçoso, 232, Alto dos Passos
Impactos no trânsito do Circuito Júlio Guedes
O Circuito Júlio Guedes ocupará a Avenida Francisco Bernardino, com blocos saindo das proximidades do Viaduto Roza Cabinda em direção à Praça da Estação, onde fica a Arena Flavinho da Juventude.
Durante os desfiles, o trânsito na avenida ficará totalmente interrompido, assim como os acessos à via. Por isso, a orientação é que os motoristas utilizem rotas alternativas, como as avenidas Brasil e Barão do Rio Branco. Além disso, os pontos de ônibus da via serão transferidos temporariamente.
Alterações em mais de 150 linhas de ônibus
Mais de 150 linhas do transporte coletivo terão alterações temporárias nos itinerários. As mudanças envolvem vias como Avenida Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco, Brasil, Barão do Rio Branco, Benjamin Constant, além de viadutos e pontes da região central.
A Prefeitura também definiu pontos alternativos para embarque e desembarque em locais como Travessa Dr. Prisco, Praça da Estação, Avenida Francisco Bernardino, Rua São Sebastião, Rua Ângelo Falci e Rua Bahia.
Circuito Zé Kodak terá bloqueios pontuais
No Circuito Zé Kodak, o trânsito será interrompido apenas durante a passagem dos blocos pelos cruzamentos da Avenida Barão do Rio Branco e da Avenida Presidente Getúlio Vargas com a Rua Halfeld.
A parte baixa da Rua Halfeld e a Rua Doutor Paulo de Frontin ficarão fechadas temporariamente durante o deslocamento dos foliões. No entanto, não haverá desvios nas linhas de ônibus durante os blocos desse circuito.