Foto: João Gabriel
A baliza deixou de ser exigida na prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em quatro estados do país. Desde segunda-feira (26 de janeiro), candidatos que realizam o exame em São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul não precisam mais executar a manobra durante a avaliação prática de direção.
Os respectivos Departamentos Estaduais de Trânsito confirmaram a mudança e informaram que adotaram novos critérios para avaliar os candidatos. Com isso, os exames passaram a priorizar situações mais próximas da rotina do trânsito, como condução em vias públicas, respeito à sinalização e comportamento ao volante.
Apesar da alteração, a mudança não vale para todo o Brasil. Como o Detran possui competência estadual, cada unidade da federação define o formato do exame prático. Por isso, em vários estados, a baliza continua obrigatória durante a avaliação.
No Mato Grosso do Sul, por exemplo, mesmo com discussões sobre ajustes no processo, os candidatos ainda precisam realizar a baliza no exame prático. Atualmente, o estado exige que a manobra seja executada em até dez minutos. Além disso, o Detran local estuda mudanças na prova de rua, como ampliar a tolerância na pontuação perdida pelos candidatos.
Além da retirada da baliza em alguns estados, outras alterações no processo de emissão da CNH estão em debate e podem avançar em nível nacional. A proposta busca modernizar as avaliações e aproximar o exame das condições reais enfrentadas diariamente pelos motoristas no trânsito brasileiro.