Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Saúde

Anvisa proíbe azeite e suspende lote de doce de leite e sal grosso no Brasil

Davi Dias 23 de janeiro de 2026

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Anvisa proíbe azeite e suspende lote de doce de leite e sal grosso no Brasil

Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura e Pecuária

-Continua após a publicidade-

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, da distribuição, da fabricação e do consumo do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras. A decisão saiu no Diário Oficial da União e, portanto, passa a valer em todo o país.

Segundo a Anvisa, o produto apresentou origem desconhecida. Além disso, a venda ocorreu por meio de uma loja online. A agência também informou que a empresa JJ-Comercial de Alimentos, indicada no rótulo como importadora, já estava extinta. Dessa forma, a Anvisa entendeu que não existiam garantias suficientes sobre a procedência do azeite, o que motivou a medida.

Suspensão envolve sal grosso e doce de leite

Além do azeite, a Anvisa impôs restrições a outros dois produtos alimentícios. Dessa vez, a decisão atingiu um lote de sal grosso da marca Marfim e um doce de leite da marca São Benedito.

-Continua após a publicidade-

No caso do sal grosso Marfim, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, a agência suspendeu o lote 901124 após reprovação no teste de teor de iodo, considerado insatisfatório. Por isso, a Anvisa determinou o recolhimento desse lote específico, conforme publicação no Diário Oficial da União.

Doce de leite tem lote proibido

Já o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, produzido pela empresa JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios, também entrou na lista de restrições. O produto, com data de fabricação de quarta-feira (25 de junho de 2025), não pode ser comercializado, distribuído nem consumido.

De acordo com a Anvisa, o lote não possuía identificação adequada. Além disso, o produto foi reprovado no teste de ácido sórbico. Esse composto atua como conservante e tem a função de evitar a deterioração dos alimentos causada por microrganismos. Como o teste apresentou resultado insatisfatório, a agência decidiu pela suspensão.

-Continua após a publicidade-

Medidas valem em todo o país

Com a publicação das determinações no Diário Oficial da União, as medidas passam a valer imediatamente. Assim, os produtos citados não podem circular no mercado enquanto as restrições estiverem em vigor. A Anvisa reforçou as decisões com base nos resultados das análises e nas irregularidades identificadas durante o processo.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: SP: praias perto da capital têm piores condições de balneabilidade
Next: GSE abre vaga para operador de estacionamento e lavador em Juiz de Fora

relacionado

Vacimóvel
  • Juiz de Fora
  • Saúde

Vacimóvel divulga calendário de vacinação de março em Juiz de Fora

Davi Dias 7 de março de 2026
UBS Santa Cecília - Reprodução
  • Saúde

UBS Santa Cecília volta a atender em sua sede após interrupção causada pelas chuvas em Juiz de Fora

João G. 5 de março de 2026
Hospital Albert Sabin
  • Juiz de Fora
  • Saúde

Hospital Albert Sabin oferece atendimento médico gratuito em Juiz de Fora

Davi Dias 4 de março de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d