Foto: João Gabriel
A Prefeitura de Juiz de Fora abriu as inscrições para empresas e entidades interessadas em participar da primeira edição do projeto Espaço Emprego JF em 2026. A iniciativa ocorre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). A ação acontece na sexta-feira (30 de janeiro), no Centro de Juiz de Fora.
As empresas interessadas devem preencher o cadastro eletrônico disponível no endereço https://linktr.ee/sedic. O prazo termina na quinta-feira (22 de janeiro). Podem se inscrever empresas e também entidades representativas que ofereçam oportunidades de emprego para contratação imediata. Além disso, o projeto aceita participantes que disponibilizem cadastro para banco de talentos ou vagas em cursos de qualificação gratuitos.
Critérios definem a seleção das empresas participantes
A organização do Espaço Emprego JF vai selecionar os participantes a partir de critérios objetivos. Entre eles, está o maior número de vagas de emprego disponíveis. Além disso, a comissão avaliadora considera o volume de vagas ofertadas em cursos de qualificação gratuitos. Por fim, o menor prazo para efetivação da inscrição ou da contratação também influencia diretamente no processo de escolha. Dessa forma, o projeto busca reunir empresas e entidades com capacidade de gerar oportunidades concretas no mercado de trabalho local e prioriza ações que garantam agilidade na contratação ou no encaminhamento dos candidatos para processos seletivos e formações gratuitas.
Projeto busca ampliar acesso ao mercado de trabalho em Juiz de Fora
O objetivo do Espaço Emprego JF é promover a inserção de trabalhadores e trabalhadoras em vagas permanentes, temporárias, de aprendizes ou de estágios na cidade. A ação é aberta a toda a população, mas integra a programação da Semana Municipal da Visibilidade, Empregabilidade e Capacitação de travestis e pessoas transgêneras binárias e não binárias do município de Juiz de Fora, destinando prioridade a esse público específico.
Durante o evento, as empresas participantes ficam responsáveis por informar à Prefeitura de Juiz de Fora o número de inscrições ou contratações realizadas, permitindo à administração acompanhar os resultados da iniciativa e avaliar o alcance das oportunidades oferecidas.