Foto: João Gabriel
O calor intenso e o tempo seco dos últimos dias colocaram Juiz de Fora em alerta para a baixa umidade relativa do ar. Um aviso divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (12 de janeiro), segue válido até as 18h e indica que os índices podem variar entre 20% e 30%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar fica em torno de 60%. Por isso, os valores registrados em Juiz de Fora exigem atenção, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Apesar do tempo seco, o cenário tende a mudar a partir de terça-feira (13 de janeiro). O Inmet também emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para tempestades, válido até as 23h59 de terça. O aviso aponta possibilidade de chuva de até 30 milímetros por hora, além de ventos fortes e queda de granizo.
Calor começa a aliviar
No início da semana, as temperaturas permanecem elevadas na cidade. Nesta segunda-feira (12 de janeiro), os termômetros podem alcançar 30 graus, com mínima de 20. Já na terça-feira (13 de janeiro), o calor aumenta, com máxima prevista de 32 graus e mínima de 20.
A partir de quarta-feira (14 de janeiro), a tendência é de alívio nas temperaturas, impulsionado pelo aumento da nebulosidade e da chance de chuva. A máxima prevista é de 29 graus, enquanto a mínima permanece em 20.
Na quinta-feira (15 de janeiro), o sol aparece entre nuvens, ainda com possibilidade de chuva isolada. A máxima deve chegar a 28 graus, com mínima de 19. Na sexta-feira (16 de janeiro), o cenário se mantém semelhante, com céu parcialmente nublado, chance de chuva e temperaturas entre 18 e 28 graus.
Segundo a previsão do Inmet, o fim de semana deve registrar céu nublado, possibilidade de chuva isolada e temperaturas variando entre 18 e 28 graus em Juiz de Fora.