Foto: Divulgação / Prefeitura
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recolheu, ao longo de todo o ano de 2025, 294,76 toneladas de lixo acumulado em bocas de lobo e bueiros espalhados pela cidade. O número, portanto, supera o registrado em 2024, quando as equipes retiraram mais de 229 toneladas de resíduos desses pontos da drenagem urbana.
Esse volume expressivo de material foi encontrado entre janeiro e dezembro de 2025. Além disso, a quantidade recolhida equivale, de forma ilustrativa, a cerca de 18 ônibus urbanos ou aproximadamente 245 girafas macho, o que ajuda a dimensionar o impacto do descarte irregular no sistema de escoamento das águas pluviais.
Plásticos lideram entre os resíduos encontrados
Entre os materiais recolhidos, os plásticos apareceram com maior frequência. Sacolas, embalagens e garrafas PET lideraram a lista, já que fazem parte do lixo doméstico descartado de forma incorreta nas vias públicas. Como consequência, esses resíduos acabam sendo levados pela água da chuva e se acumulam nas bocas de lobo.
Somente no mês de dezembro, as equipes recolheram 44 toneladas de lixo, que seguiram diretamente para o aterro sanitário. Dessa forma, o trabalho intenso no fim do ano contribuiu para reduzir riscos de entupimentos e alagamentos em diversos pontos da cidade.
No entanto, para que os resultados dessas intervenções sejam duradouros, a Prefeitura reforça a necessidade de colaboração da população. Não jogar lixo, entulho ou resíduos nas ruas, córregos e bocas de lobo evita novos entupimentos e reduz transtornos durante o período chuvoso.
Prefeitura reforça que descarte irregular é crime
A PJF lembra que o descarte irregular de lixo é crime. Além disso, a administração municipal orienta que, ao presenciar esse tipo de prática, a população faça a denúncia pelo telefone (32) 3690-7984.