Foto: Divulgação / Funalfa
A Câmara Municipal de Juiz de Fora promove, na próxima terça-feira (6 de fevereiro), uma audiência pública para discutir a situação atual e as perspectivas dos desfiles das escolas de samba no Carnaval 2026. O encontro acontece a partir das 15h, no plenário do Legislativo municipal.
O vereador Maurício Delgado (Rede) solicitou a audiência após apresentar requerimentos que abordam, principalmente, a situação financeira do evento. Além disso, o parlamentar destacou que a penalidade aplicada à Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora pelo Ministério Público também influenciou diretamente o pedido de debate.
Objetivo do debate sobre o Carnaval 2026
Segundo o vereador, o encontro busca esclarecer pontos centrais relacionados ao modelo de realização do carnaval na cidade. Dessa forma, a audiência pretende discutir o planejamento adotado, bem como as condições financeiras previstas para viabilizar os desfiles das escolas de samba em 2026.
Além disso, o debate deve contribuir para ampliar a transparência sobre as decisões que envolvem o evento. Assim, a Câmara pretende ouvir diferentes setores ligados à organização do carnaval, garantindo um espaço de diálogo entre o Legislativo, o Executivo e os representantes das escolas de samba.
Autoridades e representantes convidados
Para enriquecer a discussão, a Câmara convidou a promotora de Justiça Danielle Vignoli Guzella Leite, representante do Ministério Público. Também participará o presidente da Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora, Gilberto Gil Martins da Costa.
Além disso, o Legislativo convocou integrantes do Executivo municipal para o debate. Entre eles estão o secretário de Governo, Ronaldo Pinto Júnior, a secretária da Fazenda, Fernanda Finotti Cordeiro, e o diretor da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Rogério de Freitas. Com isso, a audiência reunirá diferentes visões sobre o futuro do carnaval na cidade.
Como o público pode participar
O público interessado poderá se inscrever para participar da audiência até 30 minutos após o início da sessão. A inscrição deve ocorrer junto à Assessoria de Cerimonial e Eventos Institucionais, no hall de entrada do plenário.
Além disso, a população poderá enviar perguntas e sugestões pelo WhatsApp da Câmara Municipal de Juiz de Fora, no número (32) 99183-0706, respeitando o mesmo prazo de inscrição.
Para ampliar o acesso à discussão, a audiência contará com transmissão ao vivo pela JFTV, no canal 35.1, e também pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube. Dessa forma, os interessados poderão acompanhar o debate mesmo à distância.