Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Transito

Minas Gerais adota novo fluxo para obtenção da CNH com mudanças em cursos e exames

João G. 21 de dezembro de 2025

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Trânsito - Carros 3 - por Joâo Gabriel

Foto: João Gabriel

-Continua após a publicidade-

Minas Gerais iniciou na última sexta-feira (19 de dezembro), a aplicação do novo fluxo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida segue a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e, dessa forma, promove alterações nos cursos obrigatórios e nas etapas de avaliação dos candidatos.

Curso prático passa por redução de carga horária

A partir do novo modelo, os candidatos realizam o curso prático de direção com carga horária de duas horas. Antes da mudança, o processo exigia 20 horas/aula. Assim, o estado concluiu a adaptação dos sistemas e passou a adotar o formato previsto na norma federal.

Curso teórico deixa de ter exigência mínima

Além disso, a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ajustou os sistemas para retirar a exigência de carga horária mínima no curso teórico de legislação de trânsito. Com isso, o candidato pode optar por realizar o conteúdo pelo aplicativo disponibilizado pelo governo federal ou, alternativamente, em uma autoescola.

-Continua após a publicidade-

Nesse contexto, o curso concluído no aplicativo passa a integrar o sistema estadual e, portanto, permite a continuidade do processo de habilitação.

Etapas iniciais seguem mantidas

Para iniciar o procedimento, o cidadão deve realizar o registro inicial, preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa. Em seguida, o candidato agenda a coleta biométrica e realiza os exames médico e psicotécnico em clínica credenciada. Dessa maneira, o fluxo mantém etapas já existentes, porém com ajustes operacionais.

Prova teórica tem novo critério de aprovação

Outra mudança envolve o exame teórico. Agora, o candidato precisa alcançar pelo menos 20 pontos em uma prova composta por 30 questões. Anteriormente, o processo exigia 21 acertos. Além disso, o órgão estadual de trânsito retirou o prazo de validade de 12 meses da pauta, que passa a ter vigência indeterminada.

-Continua após a publicidade-

Atualizações continuam em andamento

Segundo o Governo de Minas, seguem em andamento a atualização do banco nacional de questões utilizado no teste teórico, bem como as mudanças no exame prático de direção. Além disso, o estado revisa as normas para a aplicação dos exames médico e psicológico. Paralelamente, o governo trabalha na renovação simplificada da CNH para condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) que não tenham cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Por fim, entre as próximas ações previstas está a criação de um processo específico para o cadastro de instrutores autônomos em Minas Gerais. O acompanhamento da implementação do novo modelo ocorre por meio do site oficial do trânsito no estado: http://www.transito.mg.gov.br/

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Multas de trânsito atingem maior patamar já registrado em Juiz de Fora em 2025
Next: Câmara aprova isenção de IPTU para imóveis impactados por obras do Córrego Santa Luzia

relacionado

Trânsito - Carros (2) - Por João Gabriel
  • Juiz de Fora
  • Transito

Desafio do Imperador altera trânsito na Cidade Alta neste domingo

Davi Dias 25 de janeiro de 2026
Carreta na BR-040
  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Minas Gerais
  • Transito

BR-040 entre Juiz de Fora e Belo Horizonte recebe ponto de descanso gratuito para caminhoneiros

Davi Dias 16 de janeiro de 2026
área azul
  • Transito

Projeto propõe extinguir Área Azul e criar ‘Área Livre’ em Juiz de Fora

João G. 12 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d