Foto: Pexels
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (SE/PJF) anunciou, nesta quinta-feira (4 de dezembro), o resultado do Cadastramento de Creches para 2026. Este ano, 2.292 crianças de 0 a 3 anos foram cadastradas pela primeira vez para integrar a rede municipal de educação infantil. Atualmente, a cidade atende 5.887 crianças nessa faixa etária através de instituições parceiras. Além disso, a previsão é aumentar esse número até o início do ano letivo de 2026.
1ª Chamada
Se o nome da sua criança consta na 1ª Chamada, é necessário que o responsável compareça à creche indicada para agendar a matrícula. O atendimento para agendamento estará disponível de terça-feira, 9 de dezembro, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. Confira a lista da 1ª Chamada aqui.
2ª Chamada
Caso a criança não tenha sido contemplada na 1ª Chamada, ela será incluída na 2ª Chamada. A lista será atualizada quinzenalmente, conforme a disponibilidade de vagas nas unidades de ensino indicadas pelos responsáveis no momento do cadastro. Os responsáveis serão notificados assim que houver uma vaga disponível.
Acesse o resultado da 2ª Chamada aqui.
Transferência de Cadastro
Caso o responsável deseje transferir o cadastro para outra unidade com vagas disponíveis, é possível iniciar esse processo a partir de 5 de janeiro de 2026. Para isso, é necessário procurar a Secretaria de Educação.
Confira mais informações sobre esse processo no site da Prefeitura.
Matrículas
As matrículas para as crianças contempladas na 1ª Chamada começam em 9 de dezembro de 2025 e devem ser feitas presencialmente nas instituições parceiras, conforme a escolha feita no momento do cadastramento. Os seguintes documentos são necessários:
- Certidão de nascimento (original e cópia)
- Carteira de vacinação (cópia das páginas: identificação e quadro das vacinas recebidas)
- 1 foto 3×4 do responsável e 2 fotos 3×4 da criança
- Documento de identidade do responsável legal (original e cópia)
- Declaração de guarda ou tutela ou autodeclaração (original e cópia)
- Comprovante de residência (original e cópia)
- Protocolo do visto de permanência (para famílias estrangeiras)
- Cartão SUS (original e cópia)
- Comprovante de inscrição no Cadastro Único (para famílias inscritas)
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (32) 3690-7721.