Foto: Pedro Trica
Juiz de Fora terá, neste sábado (29 de nivembro), das 8h às 12h, uma grande mobilização contra a dengue. A iniciativa reúne drones, equipes de campo, vacinação e atividades educativas espalhadas por todo o município. Além disso, a ação reforça a importância da prevenção, já que o número de focos encontrados aumenta com a chegada do período chuvoso.
Mobilização acontece em todas as regiões
As atividades incluem panfletagens, blitz educativas, busca ativa e orientações diretas à população. As equipes estarão em escolas, unidades de saúde, feiras livres, praças e locais de grande circulação. Assim, moradores terão acesso rápido às informações de prevenção. Além disso, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar contra a dengue nas Unidades Básicas de Saúde.
Drones também serão usados novamente. Eles fazem o mapeamento de áreas de difícil acesso e ajudam na identificação de possíveis criadouros. Por isso, a região da Cidade Alta será um dos principais pontos observados ao longo do mutirão.
Região Norte: equipes reforçam visitas
No Santa Cruz, São Damião, Alto São Judas e Vila Mello Reis, agentes orientarão sobre caixas d’água, piscinas e manejo correto do quintal. Além disso, moradores receberão recomendações sobre pontos mapeados pelo drone. Em Benfica, haverá panfletagem na feira, na praça e no comércio. Já nos bairros Barbosa Lage e Monte Castelo, a blitz educativa ocorrerá na Avenida JK, enquanto escolas e UBS também receberão ações.
Região Nordeste terá blitz e cartazes
No bairro Santa Terezinha, equipes farão panfletagem em supermercados e blitz em semáforos. Em seguida, Bandeirantes, Vivendas da Serra e Parque Guarani receberão colagem de cartazes e ações educativas. Além disso, a feira do Vivendas contará com panfletagem reforçada.
Leste e Sudeste ampliam orientações
A Região Leste terá blitz em semáforos e panfletagem em praças, especialmente nos bairros Vitorino Braga, Bom Jardim e Linhares. Além disso, escolas e UBS participarão das atividades com ações de educação em saúde.
No Sudeste, Santo Antônio receberá panfletagens e blitz no trânsito. Por outro lado, no Jardim Esperança, a mobilização ocorrerá na feira. Já no Retiro, o foco será a colagem de cartazes e orientações diretas.
Mobilização avança para o Sul e o Oeste
No Sul, Santa Luzia e Vale Verde terão ações em feiras, comércios e semáforos. O Parque da Lajinha também será ponto de panfletagem. Enquanto isso, nos bairros Teixeiras e Salvaterra, equipes farão orientações em frente ao condomínio Estrela Alta e na área do parque.
No Oeste, São Pedro e a UFJF receberão blitz, panfletagens e atividades na Praça Cívica. Além disso, o drone percorrerá os bairros Caiçaras, Parque São Pedro, Nova Germânia, Alto dos Pinheiros e o condomínio Neo Residencial.
Centro e ações complementares
O Centro terá panfletagem intensa no Calçadão da Rua São João e no Parque Halfeld. Já as ações complementares acontecem no Parque da Lagoa, no Museu Mariano Procópio e em áreas com maior número de notificações. Além disso, haverá apoio do Demlurb na coleta seletiva e nas orientações sobre descarte correto.
Como prevenir e evitar novos focos
Para reduzir os criadouros, os moradores devem manter cuidados simples. Antes de tudo, é importante verificar ralos, cisternas, bromélias e plantas aquáticas. Também é recomendado retirar pratinhos das plantas, tampar tambores e revisar banheiros em desuso. Em seguida, é necessário conferir a caixa d’água e olhar o quintal com atenção. Além disso, o lixo deve ser descartado corretamente. Por fim, piscinas precisam permanecer tratadas, mesmo quando estiverem fora de uso.
Como denunciar possíveis focos
A plataforma “JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção” recebe denúncias anônimas sobre focos do mosquito. Ela funciona em celulares, tablets e computadores. Além disso, denúncias podem ser enviadas pelo WhatsApp (32) 98432-4608 ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Os 11 postos do Diga também recebem registros.