Foto: Reprodução / Prefeitura
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de combate à dengue com sobrevoos de drones para mapear e tratar possíveis focos do Aedes aegypti. Nesta semana, as operações ocorrem entre terça-feira (25 de novembro) e sábado (29 de novembro). Além disso, a administração pede a colaboração dos moradores para facilitar a identificação dos criadouros.
Cronograma de voos
A operação seguirá o calendário definido pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA). Confira os dias e bairros programados:
- terça-feira (25 de novembro) — 8h às 12h: Vila Esperança, Vila Esperança II, Nova Benfica, Benfica.
- terça-feira (25 de novembro) — 14h às 17h: Monte Castelo, Francisco Bernardino, Bairro Industrial.
- quarta-feira (26 de novembro) — 8h às 12h: Santa Rita, Alto Santa Rita.
- quarta-feira (26 de novembro) — 14h às 17h: Marumbi.
- quinta-feira (27 de novembro) — 8h às 14h: Granjas Betânia, Parque Guarani, Bandeirantes, Vivendas da Serra.
- quinta-feira (27 de novembro) — 14h às 17h: Eldorado.
- sexta-feira (28 de novembro) — 8h às 14h: Adolfo Vireque, Jardim Casablanca, Nossa Senhora de Fátima, Serro Azul, Martelos.
- sábado (29 de novembro) — 8h às 12h: Caiçaras, Caiçaras II, Parque São Pedro, Nova Germânia, Alto dos Pinheiros, Neo Residencial, Borboleta.
Como a população pode colaborar
Para aumentar a eficiência das operações, arrume o quintal e permita o sobrevoo do drone. Além disso, verifique ralos, cisternas e caixas d’água; retire pratinhos de plantas; tampe tambores; e mantenha piscinas tratadas, mesmo quando não estiverem em uso. Essas ações simples ajudam a reduzir o número de criadouros e, consequentemente, os riscos de surtos.
Segurança dos dados e autorizações
A Secretaria de Saúde assegura que os drones registram apenas pontos de risco — como caixas d’água, lajes e terrenos baldios — e não capturam imagens do interior das residências. Ainda, o uso das imagens destina-se exclusivamente a ações de saúde pública e observa a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os equipamentos possuem homologação e os voos contam com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Denúncias e ferramenta de apoio
A população pode enviar denúncias anônimas pelo sistema “JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção”. Além disso, denúncias chegam pelo WhatsApp (32) 98432-4608, por e-mail dengue@pjf.mg.gov.br ou em qualquer posto do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga). Portanto, denuncie sempre que identificar possíveis criadouros; assim, a vigilância age com mais rapidez.