Foto: Ascom UEMG
A Universidade do Estado de Minas Gerais iniciou, na terça-feira (12 de novembro), o período de inscrições para o Vestibular 2026. A instituição oferece 4.811 vagas em 142 cursos presenciais. Além disso, as oportunidades alcançam 18 cidades do interior e também a capital, o que amplia o acesso ao ensino superior público.
Inscrições seguem até dezembro
Os candidatos podem se inscrever na modalidade de ampla concorrência até quarta-feira (11 de dezembro). Além disso, quem deseja participar do Programa de Reserva de Vagas deve enviar toda a documentação até quarta-feira (26 de novembro). A taxa custa R$ 30. No entanto, a UEMG concede isenção para estudantes da rede pública e inscritos no CadÚnico.
A Legalle Concursos organiza todas as etapas e atua sob supervisão direta da COPEVE, o que garante acompanhamento permanente do processo.
Provas acontecem em janeiro
As provas de conhecimentos gerais ocorrerão no domingo (18 de janeiro de 2026). Nesse dia, os candidatos participarão do exame presencialmente nas cidades onde a UEMG mantém Unidades Acadêmicas: Abaeté, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.
Além disso, os cursos de Música exigem uma prova de habilidades específicas. A universidade divulgará a data dessa avaliação posteriormente.
Sistema de inclusão amplia o acesso
O edital mantém políticas de inclusão que fortalecem o acesso ao ensino superior. Por isso, metade das vagas segue destinada ao PROCAN, que atende candidatos de baixa renda, estudantes da rede pública, pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas e pessoas com deficiência.
Além desse percentual, a UEMG reserva 5% das vagas para Inclusão Regional, que atende moradores que concluíram o ensino médio na rede pública de Minas Gerais. Cada curso também disponibiliza uma vaga extra por turno para Pessoas Trans, o que reforça o compromisso da instituição com diversidade e representatividade.
Consequentemente, a universidade amplia a presença de grupos historicamente excluídos do ensino superior.
Informações completas no portal oficial
O interessado encontra todo o conteúdo do edital no site oficial do vestibular. Além disso, o portal disponibiliza cronograma atualizado, documentos necessários e orientações para a realização da prova. Dessa forma, o candidato consegue se preparar com mais segurança e clareza.
Site: vestibular.uemg.br