Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

MPF investiga aumento do pedágio na BR-040 e início da nova tarifa

JF Informa 15 de novembro de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
BR-040

Foto: João Gabriel

-Continua após a publicidade-

O Ministério Público Federal abriu, na sexta-feira (27 de outubro), um procedimento administrativo para analisar o aumento de 45% na tarifa de pedágio da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. A nova administradora do trecho, a Elovias, passou a cobrar 21 reais após assumir a concessão. O MPF quer entender como a Agência Nacional de Transportes Terrestres calculou o valor aplicado no reajuste.

A medida busca verificar se a tarifa segue o edital de concessão e as regras definidas no leilão. A ANTT recebeu pedidos formais para enviar cópia do processo administrativo que define o preço básico do pedágio. Além disso, precisa explicar por que o reajuste utilizou novembro de 2022 como termo inicial, e não janeiro de 2023.

Questionamentos sobre descontos e meios de pagamento

O MPF também solicitou esclarecimentos sobre os descontos oferecidos aos usuários frequentes e aos motoristas que utilizam pagamento automático por identificação eletrônica. A intenção é garantir transparência sobre as vantagens previstas no contrato. Os casos de isenção de tarifa entram na apuração.

-Continua após a publicidade-

Ao mesmo tempo, a Elovias deve informar a data exata de início da cobrança da nova tarifa. O contrato determina que o prazo de dez dias começa na publicação no Diário Oficial da União, ocorrida na terça-feira (24 de outubro). Assim, a cobrança deveria começar apenas na segunda-feira (6 de novembro). No entanto, a concessionária iniciou a cobrança no domingo (5 de novembro).

Perícia técnica está em andamento

De acordo com o MPF, a Elovias e a ANTT estão enviando as informações de forma rápida. Uma perícia técnica conduzida por órgãos do MPF em Brasília está em andamento. Ela analisa cada item usado no cálculo da tarifa. A apuração inclui o índice aplicado, o período considerado entre novembro de 2022 e setembro de 2025 e a proposta da empresa vencedora, que ofereceu desconto de 14%.

A procuradora da República responsável pelo caso aguarda novos dados da ANTT para concluir a análise. O objetivo é confirmar se a tarifa atual segue a legislação, o edital e o contrato firmado com a Elovias.

-Continua após a publicidade-

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Coleta de lixo em Juiz de Fora é suspensa neste sábado
Next: Assalto à filha de ex-prefeito mobiliza PM e termina com recuperação dos bens em Juiz de Fora

relacionado

Morro do Cristo após fortes chuvas de fevereiro - por João Gabriel
  • Juiz de Fora

Defesa Civil aponta risco muito alto e descarta desinterdição no Morro do Cristo em Juiz de Fora

João G. 25 de abril de 2026
Temporal causa estragos e transbordamento do Córrego Santa Luzia, em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Prefeitura assina contrato de R$ 161 milhões para obras de macrodrenagem em Juiz de Fora

João G. 24 de abril de 2026
Bairro Bom Clima Após Desabamento de Casas - por JF Informa (14)
  • Juiz de Fora

Equipes atuam no Bom Clima após autorização para movimentação de terra em Juiz de Fora

João G. 24 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d