Foto: Divulgação / CIDESTE
O SAMU 192 – CISDESTE conquistou, nesta quinta-feira (13 de novembro), a Certificação EMS Angels Award na Categoria Ouro. O prêmio reconhece serviços de saúde que se destacam pela rapidez, qualidade e eficiência no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, o reconhecimento reforça a credibilidade do serviço em nível nacional e internacional.
Autoridades e profissionais prestigiam cerimônia
O consórcio realizou a cerimônia na sede do SAMU 192 – CISDESTE. Autoridades, profissionais da saúde e representantes hospitalares participaram do evento, incluindo:
- Pedro Augusto Junqueira Ferraz – presidente do CISDESTE
- Renan Guilherme Barbosa Reis – superintendente regional de saúde
- Jonathan Ferreira Tomaz – secretário de saúde de Juiz de Fora
- Lúcio Alvim – vice-presidente estadual do COSEMS
- Major Demetrius Bastos Goulart – subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros
- Dr. Marcelo Condé – vereador de Juiz de Fora
- Carlos Eduardo Amaral Pereira – ex-secretário de Estado da Saúde
- Adelton Andrade Barbosa – diretor do Hospital João Penido
- Jorge Montese – representando o Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus e Ana Nery
Critérios rigorosos destacam excelência
O Angels Award avalia o desempenho das equipes considerando tempo de resposta, padronização de protocolos clínicos, suporte técnico e qualidade do atendimento. Além disso, o SAMU 192 – CISDESTE investiu continuamente em integração com hospitais, capacitação constante e aprimoramento de protocolos. Por isso, conseguiu oferecer atendimento rápido, seguro e de referência aos pacientes.
Alcance global do Programa Angels
O Programa Angels, iniciativa global da farmacêutica Boehringer Ingelheim, fortalece centros de AVC em mais de 150 países. No Brasil, mais de 150 hospitais participam da iniciativa, que reúne 2.800 instituições em todo o mundo, incluindo Itália, Espanha e Chile. Logo, a certificação coloca o SAMU 192 – CISDESTE em destaque internacional.
Marco histórico em Minas Gerais
Nos últimos meses, apenas 20 serviços de urgência no Brasil receberam a premiação. Assim, o SAMU 192 – CISDESTE se tornou o primeiro serviço móvel de urgência de Minas Gerais a receber a Categoria Ouro. Além disso, o reconhecimento reforça o compromisso com inovação, humanização e eficiência no atendimento.