A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realiza em novembro mais uma edição do projeto Cras Móvel. Dessa forma, o projeto levará os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) a diferentes bairros da cidade. Essa ação facilita o acesso da população a serviços essenciais, promovendo mais inclusão e cidadania.
Serviços oferecidos pelo Cras Móvel
Durante as visitas do Cras Móvel, os moradores poderão usufruir de diversos serviços importantes. Primeiramente, será possível realizar a inscrição e atualização no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, serão prestadas orientações e realizados atendimentos técnicos especializados. Também haverá a possibilidade de solicitar e encaminhar a emissão gratuita da segunda via de documentos, como CPF e RG. Paralelamente, o Cras Móvel fornecerá informações sobre programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para utilizar os serviços, é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência originais. Em relação ao CadÚnico, também são exigidos originais e cópias dos documentos de todos os membros da família, como a Carteira de Trabalho e comprovante de residência atualizado.
Objetivos do Cras Móvel
O Cras Móvel tem como principal objetivo aproximar os serviços da Assistência Social das comunidades. Com isso, a Prefeitura de Juiz de Fora visa promover a inclusão social, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, e ampliar o acesso da população às políticas públicas. Dessa forma, o projeto assegura direitos e promove a cidadania, ajudando a garantir uma vida mais digna para os cidadãos.
Ações programadas para novembro
Ao longo de novembro, o Cras Móvel atenderá os bairros São Bernardo, Toledos, Dom Bosco, São Judas Tadeu, Três Moinhos, Grama e Santa Cândida. A programação conta com a parceria de várias unidades, como as do Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidades Básicas de Saúde e escolas municipais. Assim, o trabalho em rede fortalecerá a presença da Assistência Social nas comunidades e promoverá um atendimento mais próximo e eficiente.
Confira as datas e locais das ações programadas:
- 15 de novembro (sábado) – Cras Vitorino Braga: 8h30 às 12h30
Local: Capela São Bernardo / Capela do Mirante (Rua Maranhão, nº 386 – Bairro São Bernardo) - 24 de novembro (segunda-feira) – Cras Benfica: 9h às 13h
Local: Escola Anexa Luzia Tente (Rua Principal, s/nº – Distrito de Toledos) - 29 de novembro (sábado)
- Cras Centro: 8h às 12h
Local: Centro de Convivência Dom Bosco (Grupo Semente) (Rua Belo Vale, nº 138 – Bairro Dom Bosco) - Cras Santa Cruz: 8h às 12h
Local: UBS São Judas Tadeu (Rua Ernesto Pancini – Bairro São Judas Tadeu) - Cras Linhares: 8h às 11h
Local: Escola Municipal Antônio Faustino da Silva (Rua Diva Garcia, nº 226 – Bairro Três Moinhos) - Cras Grama: 8h às 12h
Local: AMAAD – Eldorado (Rua Dr. João Fernandes de Souza, nº 208 – Bairro Eldorado) - Cras Vitorino Braga: 8h às 12h
Local: UBS São Sebastião (Rua Jorge Raimundo, nº 209 – Bairro Santa Cândida)
- Cras Centro: 8h às 12h