Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Guarda Municipal recolhe 18 gambás no bairro São Pedro

Davi Dias 8 de outubro de 2025

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Guarda Municipal recolhe 18 gambás no bairro São Pedro

Foto: Divulgação / Prefeitura

-Continua após a publicidade-

Na tarde de quarta-feira (8 de outubro), a Guarda Municipal de Juiz de Fora atendeu um chamado no bairro São Pedro. No local, uma fábrica de móveis, agentes encontraram duas fêmeas adultas acompanhadas de 16 filhotes, totalizando 18 gambás. Imediatamente, todos os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Além disso, a ação reforça a importância de proteger os animais silvestres e de seguir protocolos de preservação da fauna local.

Gambás aparecem com mais frequência no segundo semestre

O segundo semestre coincide com o período reprodutivo dos gambás. Por isso, a presença deles aumenta, principalmente nas áreas urbanas. Apesar de serem noturnos, as fêmeas circulam durante o dia para buscar alimento e amamentar os filhotes.

-Continua após a publicidade-

Portanto, especialistas recomendam não mexer nos ninhos. Geralmente, os gambás deixam o local por conta própria quando os filhotes se tornam independentes. Além disso, tentar espantar ou agredir os animais reduz drasticamente as chances de sobrevivência dos filhotes.

Como evitar gambás em residências e estabelecimentos

Para prevenir a instalação de gambás, cubra restos de madeira e materiais com lonas. Também vedar aberturas em telhados e forros ajuda a impedir o acesso. Além disso, evite acumular lixo ou restos de ração de animais domésticos, pois esses itens atraem os animais.

É importante lembrar que os gambás ajudam no controle ecológico de pragas, como baratas, escorpiões e carrapatos. Portanto, maltratar esses animais configura crime ambiental. A Lei 9.605/1998 prevê pena de seis meses a um ano de detenção e multa para quem matar, perseguir ou caçar animais da fauna silvestre.

-Continua após a publicidade-

Contato com a Proteção Ambiental

Se a população encontrar um animal silvestre ferido ou em perigo, deve acionar a equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal pelo telefone 153, das 8h às 17h. A equipe prioriza o atendimento de acordo com critérios de triagem, garantindo eficiência junto às demais atividades.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Operação da Polícia Civil investiga sequestro e tortura em Juiz de Fora
Next: Festival de Comida Gigante começa nesta quinta-feira em Juiz de Fora

relacionado

Prefeitura de Juiz de Fora - por Davi
  • Juiz de Fora

Veja como ficam os serviços municipais em Juiz de Fora no feriado de Tiradentes

João G. 17 de abril de 2026
Vigilância Sanitária interdita fábrica de gelo no bairro Aeroporto em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Vigilância Sanitária interdita fábrica de gelo no bairro Aeroporto em Juiz de Fora

Davi Dias 16 de abril de 2026
Policiais penais e detentos são condenados por crimes no sistema prisional de Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Oito pessoas são condenadas por corrupção e tráfico no sistema prisional de Juiz de Fora

Davi Dias 16 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d