Foto: Divulgação / PRF
Na noite de terça-feira (23 de setembro), uma carreta carregada com ovos tombou na BR-040, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O acidente ocorreu no trecho entre Juiz de Fora e Ewbank da Câmara, interrompendo o tráfego e mobilizando a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, equipes de limpeza atuaram rapidamente para liberar a pista.
Motorista desrespeitou limite de horas ao volante
Segundo a PRF, o motorista relatou que dirigia há cerca de 16 horas seguidas. Por causa do cansaço, ele acabou adormecendo ao volante. A Lei do Descanso do Motorista determina que o condutor deve dirigir no máximo por 5 horas e 30 minutos seguidas e, logo em seguida, fazer uma pausa mínima de 30 minutos. Assim, o descumprimento da norma aumenta o risco de acidentes graves.
Apesar do susto, o condutor saiu ileso. Além disso, agentes da PRF impediram o saque da carga. Graças à ação rápida, os produtos não foram furtados e a situação ficou controlada.
Rodovia ficou bloqueada por várias horas
A pista no sentido Belo Horizonte ficou totalmente interditada. No entanto, no sentido Rio de Janeiro, apenas uma faixa permaneceu aberta para a passagem dos veículos. Por isso, o trânsito ficou lento durante toda a noite. Em seguida, após cerca de cinco horas de trabalho das equipes de limpeza, o tráfego voltou ao normal.
Na manhã desta quarta-feira (24 de setembro), a carreta ainda estava no local. Contudo, a rodovia já fluía sem problemas.