Foto: Laís Esteves
A partir da próxima segunda-feira (15 de setembro), motoristas em Minas Gerais poderão quitar débitos de veículos via pix durante blitz. Dessa forma, eles evitam que o carro seja removido ao pátio por falta do CRLV anual. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da CET-MG, implementa a medida para simplificar os serviços de trânsito e facilitar a vida dos condutores.
Condutores com débitos estaduais, como IPVA, TRLAV ou multas vencidas, poderão pagar imediatamente pelo Pix. Assim, evitam custos com guincho e diárias de pátio. Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas, explica que o procedimento permite conduzir o veículo logo após o pagamento, sem complicações.
Para usar o serviço, o motorista deve informar o número do Renavam no site da SEF-MG, no Trânsito MG ou no MG App. Depois de quitar os débitos, o CRLV é atualizado instantaneamente. O condutor apresenta o documento ao agente ou permite que ele confirme a atualização pelo sistema.
A medida não impede que o agente aplique a multa prevista no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no valor de R$ 293,47, para veículos sem licenciamento. Débitos de outros estados ou federais podem exigir procedimentos adicionais, dependendo do órgão autuador.
Os prazos para o CRLV 2025 são: veículos com finais de placa 1, 2 e 3 já devem portar o documento; finais 4, 5 e 6 têm até 30/9; finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31/10. O CRLV comprova que o veículo circula legalmente. Ele deve ser apresentado impresso ou digital, junto com CNH, PPD ou ACC.