O Sindicato dos Rodoviários de Juiz de Fora (Sinttro/JF) anunciou, na tarde desta quinta-feira (11 de setembro), que os trabalhadores entrarão em greve geral a partir da primeira hora da próxima terça-feira, 16 de setembro. O anúncio ocorreu após assembleia geral realizada no sindicato na manhã desta quinta-feira.
Na reunião, os rodoviários analisaram a proposta do Consórcio Via JF, apresentada na segunda-feira (9) durante mediação do Ministério do Trabalho. No entanto, a categoria não aceitou os termos.
Proposta salarial e benefícios
Segundo o Sinttro/JF, o consórcio ofereceu reajuste de 6,18%, sendo 5,68% a partir de janeiro de 2026, retroativo a julho de 2025, e 0,5% de abono, não retroativo, incorporado a partir de julho de 2026. Além disso, propôs ticket convencional de R$ 510 e ticket extra de R$ 400 para motoristas que atuam sem cobrador, com descontos em caso de faltas.
Impasse sobre hora extra
O principal ponto de divergência foi o pagamento de horas extras. O Sinttro informou que a Via JF quer reduzir o pagamento integral para 50% a partir da terceira hora extra. Por sua vez, a categoria rejeitou a proposta, argumentando que a medida prejudica direitos trabalhistas.
Greve protocolada e possibilidade de negociação
O sindicato enviou o edital de greve nesta quinta-feira. O documento será publicado nesta sexta-feira (12 de setembro), conforme determina a lei. Apesar da paralisação, o Sinttro/JF mantém espaço para negociação até o início da greve. No entanto, se não houver proposta que atenda às reivindicações, a categoria manterá a paralisação.