Foto: Reprodução / Câmara Municipal de Juiz de Fora
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou o Projeto de Lei nº 174/2025, que permite a integração de câmeras de segurança privadas ao Centro de Monitoramento e Operações (CMO). A iniciativa, de autoria dos vereadores Letícia Delgado (PT), Juraci Scheffer (PT) e João do Joaninho (PSB), segue agora para sanção da Prefeitura.
Com a medida, moradores, condomínios, empresas e comércios poderão disponibilizar imagens de vias públicas já captadas por seus sistemas. Assim, as Polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal terão acesso remoto para ações de prevenção, repressão e investigação de crimes, além da proteção de pessoas e do patrimônio público e privado.
Para participar do programa, os interessados deverão solicitar adesão junto à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania. Além disso, será necessário fornecer dados técnicos que garantam a integração remota e criptografada das imagens, em tempo real ou gravadas. Apenas agentes públicos autorizados terão acesso às câmeras.
Os autores do projeto defenderam a proposta como uma medida estratégica. Segundo eles, a iniciativa amplia a cobertura territorial das forças de segurança sem custos adicionais para o poder público. Além disso, a disponibilização remota das imagens pode acelerar investigações, preservar a identidade de cidadãos colaboradores e aumentar a capacidade de resposta do Estado.