Foto: Polícia Civil
Na manhã de quinta-feira (21 de agosto), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Juiz de Fora interditaram uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no bairro Costa Carvalho. A ação ocorreu após denúncias do Ministério Público e investigações da Vigilância Sanitária, que já haviam detectado irregularidades administrativas.
Más condições colocavam idosos em risco
Durante a fiscalização, os policiais encontraram alimentos vencidos, mau cheiro, presença de insetos e falhas graves na manutenção do espaço. Essas condições comprometiam a saúde e o bem-estar dos idosos. Além disso, os responsáveis pelo local não cumpriam exigências legais básicas para funcionamento seguro.
Segundo o delegado Rodolfo Rolli, o inquérito policial já investiga crimes de maus-tratos, desobediência e infrações à saúde pública. “Estamos verificando também os contratos da instituição. Os responsáveis foram orientados a transferir os idosos imediatamente para locais seguros”, explicou.
Investigações seguem com depoimentos
A apuração continuará com depoimentos do proprietário, funcionários da ILPI e servidores da Vigilância Sanitária. Além disso, os idosos e seus responsáveis legais poderão prestar esclarecimentos.