Foto: Divulgação / Procon-JF
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon-JF) iniciou, nesta terça-feira (19 de agosto), os atendimentos do Procon Móvel na Casa da Mulher, localizada na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, no bairro Vitorino Braga, na Zona Leste de Juiz de Fora. As atividades continuam também nos dias 20 e 21, sempre das 9h às 12h. A ação integra o “Agosto Lilás”, mês de enfrentamento à violência contra a mulher.
Parceria amplia o alcance dos atendimentos
O Procon atua em parceria com a Secretaria Especial das Mulheres para garantir mais apoio ao público feminino. Além disso, a iniciativa destaca um tipo de violência que ainda recebe pouca atenção: a patrimonial.
A gerente do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (Depp) do Procon, Gisele Zaquini, ressaltou a importância da união de esforços. “O Procon de Juiz de Fora vem estreitando as ações com a Secretaria das Mulheres, já que elas representam a maioria do público atendido. Dessa forma, neste mês dedicado ao combate à violência, atuamos juntas para esclarecer situações ligadas à violência patrimonial”, afirmou.
Acolhimento e orientação fortalecem a rede de apoio
Na Casa da Mulher, a equipe oferece acolhimento e também encaminhamento adequado. A coordenadora Jessieli Lomar explicou que muitas mulheres chegam com dúvidas relacionadas ao consumo. “Um exemplo comum ocorre quando elas relatam compras ou serviços contratados sem clareza das condições. Muitas vezes, essas práticas abusivas se aproveitam da falta de informação. Nesse sentido, nosso papel é garantir orientação e encaminhar para o atendimento especializado do Procon”, destacou.