Foto: Aline de Castro
Nesta quinta-feira (14 de agosto), o auditório do Hospital João XXIII recebeu o 2º Workshop Patient Blood Management (PBM) da Fhemig, com o tema “Tendências e transformações do gerenciamento de sangue”.
O evento reuniu profissionais que compartilharam ideias e experiências para reduzir a necessidade de transfusões. Além disso, mostraram estratégias baseadas em evidências que preservam o sangue do paciente e diminuem os riscos de complicações durante o tratamento.
Parceria com Hemominas
A Diretoria Assistencial (Dirass) organizou a segunda edição do workshop. Segundo a diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, o objetivo é incentivar boas práticas, inovação e segurança do paciente. Além disso, ela destacou a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de projetos que possam ser replicados em outras unidades.
A Hemominas colaborou na organização e elogiou a iniciativa. Para a diretora técnica, Fabiana Piassi, a parceria fortalece a utilização racional do sangue em Minas Gerais. “Temos que fazer isso funcionar no estado inteiro”, afirmou.
Experiência do Hospital Regional João Penido
Em Juiz de Fora, a coordenadora do Centro de Apoio e Diagnóstico Terapêutico do Hospital Regional João Penido (HRJP), Maria José de Oliveira, apresentou o cenário hemoterápico da unidade. Ela explicou que o comitê transfusional já está consolidado e que agora a equipe busca oferecer assistência hemoterápica individualizada. Assim, evitam processos automáticos que surgem por gatilhos.
Participação de especialistas
Além disso, representantes das agências transfusionais da Fhemig nos hospitais João XXIII, Júlia Kubitschek e Maternidade Odete Valadares compartilharam experiências sobre cirurgias de urgência e eletivas.
O workshop também contou com a médica assistente Karen de Lima Prata (UFMG), a hematologista Márcia Kanadani Campos (Hospital das Clínicas) e o médico Marcelo Fróes (Hemominas), que apresentaram aprendizados e indicadores do PBM. Dessa forma, o evento uniu práticas locais e estratégias estaduais para aprimorar o gerenciamento de sangue.