Foto: Divulgação / Prefeitura
Juiz de Fora abriu nesta sexta-feira (15 de agosto) as inscrições para produtores rurais e urbanos interessados em receber composto orgânico produzido no Horto Florestal pela EMPAV.
O projeto “Terra Boa”, promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, incentiva práticas sustentáveis no campo. Além disso, destina resíduos de podas de grama e árvores para que os produtores apliquem nos cultivos agrícolas.
Inscrição e coleta do material
Os produtores podem se inscrever online neste link. O cadastro será contínuo e atualizado conforme a quantidade de material disponível. Em seguida, a PJF organizará um cronograma de atendimento, informando as datas estimadas para cada produtor coletar o composto.
A retirada do material deve ser feita pelo próprio produtor, que precisa levar veículo para transporte, equipamentos como pá e sacos, e mão de obra para carregamento. A coleta ocorrerá no Horto Florestal, localizado na Estrada Athos Branco da Rosa, 1436, no Bairro São Benedito.
Participação de municípios vizinhos
Produtores de cidades próximas a Juiz de Fora também podem participar. No entanto, a Prefeitura só distribuirá o composto para municípios vizinhos após assinatura de Convênio de Cooperação Técnica entre Juiz de Fora e o Executivo da cidade interessada.
Quantidade de material disponível
A cada trimestre, a Prefeitura disponibilizará até 195 m³ de composto, aproximadamente 78 mil quilos, para atender aos produtores interessados. Além disso, o regulamento completo, critérios de classificação e demais detalhes do processo de inscrição estão disponíveis aqui.