Foto: iStock
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), localizada em Minas Gerais, divulgou o edital do vestibular próprio para ingresso em 2026. A nova edição do processo seletivo apresenta mudanças relevantes, como a criação dos cursos de inteligência artificial e engenharia elétrica/eletrônica, implantados pela atual gestão da universidade.
Inscrições e datas das provas
Os candidatos poderão fazer as provas em 30 de novembro, divididas em dois turnos: das 8h às 12h e das 15h às 19h. As inscrições para o sistema universal ocorrerão entre 11 de agosto e 26 de setembro, por meio do site oficial da Coteps, que coordena o processo. Já o sistema de reserva de vagas ficará disponível entre 11 e 22 de agosto.
Ingresso em dois períodos e novas opções de curso
O vestibular oferecerá vagas em dois grupos. O grupo 1 refere-se ao primeiro semestre de 2026. Por outro lado, o grupo 2 corresponde ao segundo semestre. Cada grupo disponibilizará vagas em 44 cursos distintos.
A universidade reservará 80% das vagas para o vestibular próprio, enquanto os outros 20% serão preenchidos pelo Sisu, com base nas notas do Enem. Além disso, a Unimontes retomou o Programa de Avaliação Seriada (Paes) em 2024, ampliando as alternativas de ingresso.
Locais de aplicação e cursos com exame exclusivo
As provas acontecerão em Montes Claros e em mais dez campi espalhados por Minas Gerais: Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas e São Francisco. Apesar disso, os exames dos cursos de medicina, direito, odontologia e enfermagem ocorrerão apenas na sede da universidade, em Montes Claros.
Estrutura e conteúdos exigidos
Todos os candidatos responderão às provas objetivas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira, filosofia, sociologia e também escreverão uma redação. No entanto, as disciplinas específicas variarão conforme o curso:
- Ciências humanas: história e geografia
- Ciências sociais aplicadas, gestão pública e de agronegócio: história e matemática
- Saúde, agronomia e zootecnia: química e biologia
- Ciências exatas: matemática e física
O formato em dois turnos permitirá que cada participante dispute até dois cursos diferentes, o que aumentará as chances de aprovação.